- Publicidade -

Janeiro seco: o desafio mundial que propõe ficar um mês sóbrio

Após os excessos de fim de ano, iniciativa convida a passar um mês inteiro longe de bebidas alcoólicas

laranja
Foto: iStock by GettyImages

Fartura na mesa, troca de presentes, confraternização e álcool. O fim de ano é marcado por excessos. Quando o ano se inicia, muitas promessas também começam a serem colocadas em prática, sendo uma delas a redução no consumo de alimentos calóricos e bebidas alcoólicas. Que tal neste ano testar o janeiro seco?

- Publicidade -
festa comemoração bebidas brinde
Foto: Kelsey Chance | Unsplash

O “janeiro seco”, do inglês “dry january”, é um desafio que propõe passar um mês inteiro sem consumir uma gota de álcool. A iniciativa teve início na Inglaterra, com a campanha realizada pela instituição de caridade Alcohol Change UK em 2014, foi endossada pelo departamento de saúde pública do país e ganhou popularidade mundo afora. 

Com o objetivo de ajudar a reduzir os danos causados ​​pelo álcool na sociedade, a iniciativa inglesa recebeu, em 2023, ao menos 175 mil inscritos para participar do Dry January. Uma pesquisa independente conduzida em 2019 pela Universidade de Sussex revela que 71% das pessoas que participaram do Janeiro Seco relatam melhores noites de sono e mais energia durante o dia. 

Outros benefícios descritos por quem para de beber, ainda que temporariamente, é a melhora no humor e mais dinheiro no bolso, uma vez que consumir bebidas alcoólicas fora de casa geralmente não é barato. 

álcool
Foto: Pixabay

A Alcohol Change criou o aplicativo gratuito Try Dry para os interessados em obter ajuda no desafio. A ferramenta ajuda a monitorar e definir metas personalizadas para o janeiro seco. É possível baixá-lo no Android ou Apple.

- Publicidade -

Apesar da proposta ter o primeiro mês do ano como foco, a organização deixa claro que o desafio pode ser experimentado em qualquer mês do ano. Em eventos sociais o uso de álcool é tão comum que recusá-lo é quase sempre um desafio. Lidar com a insistência de amigos ou familiares nem sempre é fácil. Abaixo separamos algumas dicas da própria iniciativa inglesa para quem quer começar a testar os benefícios de reduzir o consumo de álcool:

  • Antes de sair de casa para um evento que terá álcool, decida o que você quer beber com antecedência e siga seu plano.
  • Coma algo antes de beber e, se possível, enquanto bebe. Isso desacelerará a absorção do álcool pela corrente sanguínea e ajudará você a controlar seu ritmo.
  • Se decidir não beber, planeje o que você dirá se lhe oferecerem uma bebida e diga-o com confiança – isso evitará insistências. 
  • Troque sua bebida alcoólica habitual por alternativas sem álcool. Cervejas e drinks sem álcool já são opções viáveis em muitos lugares.
  • Não desista. Se você cometer um deslize, não se sinta culpado. Basta começar de novo no dia seguinte.
  • Peça ajuda se sentir que seu hábito de beber está ficando fora de controle. Não há nada do que se envergonhar; muitas pessoas lutam contra o álcool em algum momento de suas vidas e precisam de apoio para mudar a situação. 
amigas
Foto: Priscilla du Preez | Unsplash

Importante: Pessoas clinicamente dependentes de álcool podem morrer se pararem de beber repentinamente e completamente. O desafio não é indicado para dependentes de álcool. Se você tiver convulsões, tremores nas mãos, suor, depressão, ansiedade ou dificuldade para dormir, então você pode ser clinicamente dependente de álcool e não deve parar de beber repentinamente e completamente. Busca ajuda profissional de um médico. O SUS oferece atendimento gratuito a quem deseja ou precisa parar de beber. 

- Publicidade -