- Publicidade -

Verão e calor: 7 mitos e verdades sobre proteção solar

O sol e o calor convidam para dias ao ar livre, mas para curtir o verão precisamos proteger nossa pele!

câncer de pele
É preciso prestar atenção aos sinais na pele e se consultar com dermatologistas regularmente, principalmente se você fizer parte de grupos de risco. Foto: Pixabay

O verão, estação favorita de muitos brasileiros e brasileiras, está aí! Junto com ele as tão esperadas férias escolares para crianças e adolescentes e uma merecida folga no final de ano para quem trabalhou e merece descansar.

- Publicidade -

Dias ao ar livre, em parques, piscina, praias e campo, com o sol na pele e a cabeça descansando. Uma delícia, né? Mas, para curtir esses momentos sem nenhum problema é preciso lembrar de proteger a pele do sol. Mesmo quem tem pele negra ou morena precisa adotar alguns hábitos simples, que podem fazer toda a diferença.

câncer de pele
Foto: Pixabay

Não é à toa que dezembro foi escolhido dezembro como o mês de conscientização sobre os riscos e prevenção do câncer de pele, o tumor de maior incidência no Brasil. Infelizmente, a falta de cuidado com a nossa pele pode trazer consequências muito mais graves do que a vermelhidão, ardência e um corpo descascando, por isso a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou em 2014 a campanha Dezembro Laranja.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) calcula que, entre 2020 e 2022, o Brasil terá cerca de 177 mil novos casos de câncer de pele, sendo 83.770 em homens e pouco mais de 93 mil em mulheres. Entre os principais fatores de risco estão a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente, na infância e adolescência, histórico familiar, pessoas com pele e olhos claros e cabelos ruivos e loiros.

Prevenção é o melhor remédio

câncer de pele
Foto: iStock

Alguns cuidados simples podem ajudar a prevenir o câncer de pele, bem como a indesejada insolação e queimaduras solares – são hábitos que devem ser constantes e não restritos aos dias de sol forte.

- Publicidade -

O primeiro é evitar ao máximo queimaduras solares durante a infância, já que a infância é uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol. Importante lembrar que um dos fatores de risco para o desenvolvimento de melanoma é a ocorrência de queimaduras solares importantes, principalmente, com formações de bolhas.

Outra medida é usar filtro solar diariamente, mesmo que em dias nublados, e reaplicá-lo a cada duas ou três horas ou antes se houver suor excessivo e atividades em água. Mesmo quem vai ficar em baixo do guarda-sol, deve usar filtro solar, já que a sombra não é suficiente para proteger a pele dos danos solares.

câncer de pele
A exposição ao sol na infância merece muito cuidado. Foto: Pixabay

Quando for aplicar o filtro solar, lembre-se das “áreas escondidas”, como como axilas, pescoço, orelhas, região inguinal, cotovelos e pés. Partes do corpo que normalmente estão cobertas por roupas, como os pés, costas e barrigas, merecem atenção especial.

- Publicidade -

Para finalizar, faça um acompanhamento de rotina com um dermatologista, principalmente se você tem pessoas na sua família que já tiveram casos de melanoma.

Além disso, é preciso prestar atenção aos “mitos” que muita gente repete sobre a proteção solar na pele. Veja abaixo 7 respostas de especialistas da Isdin, marca dermocosméticos e fotoproteção sobre o assunto.

Mitos e verdades sobre a proteção solar

câncer de pele
Foto: Pixabay

1. O dia está nublado e não preciso usar protetor solar.

Mito. Engana-se quem pensa que nos dias sem sol e de muitas nuvens o uso do protetor solar pode ser dispensado! Os raios UVA (ultravioleta) são intensos não somente em dias ensolarados, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar o protetor solar diariamente. Aplique no rosto, nas orelhas e nas áreas expostas e não se esqueça de reaplicar a cada duas horas.

2. O uso do protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Verdade. O protetor solar bloqueia a ação dos raios solares e dos radicais livres, que são os grandes vilões da saúde e da beleza da pele. O seu uso frequente ajuda a prevenir rugas, manchas, linhas finas e outros sinais relacionados ao envelhecimento precoce.

3. Posso usar o mesmo protetor no rosto e no corpo.

Mito. A pele do rosto tem características diferentes da pele do corpo, por isso o ideal é utilizar produtos que atendam às necessidades de cada área. Os filtros solares desenvolvidos para a região do rosto possuem outras funções além de proteção. Eles têm ativos que retardam o efeito do envelhecimento, controlam a oleosidade e uniformizam o tom da pele. Já os produtos desenvolvidos para o corpo possuem outra textura e geralmente são resistentes à água.

Mas, na ausência de produtos específicos, é melhor usar o que está à disposição do que não usar proteção.

4. O filtro solar com cor protege mais a pele do que o filtro solar sem cor

Verdade. Além de proteger contra a radiação UVA e UVB, os pigmentos do protetor solar com cor também criam uma barreira para a luz visível – aquela irradiada por lâmpadas, computadores, celulares e televisores. OU seja, o protetor solar não é indicado apenas para os dias de férias, mas para garantir a saúde da pele todos os dias do ano.

5. Protetor solar causa acne.

Mito. O que pode causar e até piorar o quadro acneico de uma pele é a base do produto, por isso, opte por um filtro solar com base aquosa u livre de óleos. Existem inclusive produtos com substâncias de uso específico para quem sofre com oleosidade e espinhas que podem ajudar a melhorar o problema.

6. É preciso reaplicar o protetor solar após o contato com a água.

Verdade. É necessário replicar o produto para que a sua eficácia se mantenha, principalmente depois dos banhos de mar e/ou piscina ou mesmo se estiver muito calor e a pele transpirar muito.

7. O bronzeado dura mais se for gradativo e com uso de protetor.

Verdade. A pele leva cerca de 48 a 72 horas para produzir a melanina que promove o bronzeado duradouro. Exponha-se aos poucos, garantindo uma pigmentação gradual, que também irá ajudar na proteção natural da pele e garantir um bronzeado que dure mais tempo.