No sossego das praias ou campo com os amigos ou a família é preciso manter-se hidratado e tomar cuidado com os raios de sol. A exposição solar pode trazer uma série de problemas, que vão desde manchas na pele até graves casos de insolação ou câncer de pele.

O ideal é evitar o sol entre 10h e 16h e usar sempre protetor solar. Mas, se você  se descuidou, algumas soluções naturais para aliviar os incômodos:


Foto: iStock

Iogurte
Uma compressa de iogurte aplicada na pele equivale a uma injeção de proteínas nas queimaduras provocadas pelo excesso de sol. O produto ajuda a diminuir a temperatura da pele e ainda mantém a umidade natural do corpo, evitando o ressecamento e consequências mais graves, como a falta de nutrientes na derme. Depois de aplicar o iogurte, é preciso lavar a região com água gelada.


Foto: iStock

Pepino
Além de servir de máscara de beleza para as mulheres mais vaidosas, o legume ajuda a reduzir a ardência na pele e também colabora para restaurar as queimaduras. A aplicação se dá de duas formas: ou o pepino é batido no liquidificador com água, ou o legume é cortado em rodelas e colocado diretamente sobre as lesões.


Foto: iStock

Chá de camomila
Pouca gente adota essa bebida nos dias de calor, mas o chá de camomila bem gelado é um grande aliado na hora de tratar as lesões causadas pelo sol na pele. Do mesmo jeito que o chá da erva aromática acalma o organismo e reduz o estresse, também alivia a dor e as manchas ocasionadas pelo sol ao ser aplicado na pele com uma esponja ou uma toalha macia.

Foto: iStock

Leite gelado
O leite integral é um santo remédio para tratar manchas e queimaduras causadas pelo sol, porque a bebida concentra altos níveis de ácidos graxos e ácido lático, propriedades que acalmam a pele sensibilizada por este tipo de lesão. Para tratar as queimaduras, é preciso embeber uma toalha macia ou uma gaze no leite gelado, e deixar o remédio natural agir na pele por até vinte minutos. Depois da compressa, a recomendação é lavar a região com água fria.


Foto: iStock

Bicarbonato de sódio
Quando o assunto são soluções naturais, o bicarbonato serve para quase tudo. E a ciência explica porque o ingrediente ajuda a diminuir o incômodo e as manchas causadas pelas queimaduras: quando o sol causa lesões na pele, o pH fica reduzido, e o produto estabiliza a acidez. Assim, basta misturar o produto com água, até criar consistência pastosa. É preciso passar o remédio natural na pele, esperar secar e depois enxaguar com água gelada.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.