Correr é uma das atividades mais democráticas para quem quer praticar um esporte. Um bom tênis no pé, força de vontade e rua. Tão simples para uns, o mais difícil é começar e, pensando nisso, o projeto Move Brasil lançou um programa que “dá uma força” para os iniciantes na prática.

O Move é um projeto do Sesc em parceria com o Ministério do Esporte e outras instituições. Lançado em 2013, o projeto tem como um dos objetivos aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas até 2016, ano das Olimpíadas.

Para atingir esse objetivo, diversas ações vêm sendo desenvolvidas e uma delas é o Move Brasil Corridas. O programa é indicado para quem quer começar a correr de maneira gradual e com orientação profissional.

Inspirada no app “Couch to 5k”, o treino acontece por nove semanas consecutivas – suficiente para qualquer pessoa ir do sedentarismo aos cinco quilômetros percorridos, garantem.

Acessível a todos os públicos, são três sessões por semana com dias de descanso intercalados. Os participantes começam correndo apenas oito minutos e terminam com atividades de meia hora. “O programa oferece às pessoas uma ponte entre a inatividade e a atividade, retirando a barreira da falta de orientação. As etapas foram pensadas para quem está pensando em correr e não pratica nenhum exercício”, esclarece Eduardo Uhle, um dos coordenadores do Move Brasil.

Para começar, o iniciante pode baixar a planilha de treinos veja aqui. Logo depois, deve fazer um cadastro na plataforma HealthUnlocked, veja aqui. Após se cadastrar, ele pode tirar dúvidas e passa a receber em seu email os depoimentos de quem também está começando a correr, além de incentivo da equipe que coordena a ferramenta.

Redação CicloVivo 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.