vegetais para sucos
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Já faz algum tempo que os vegetais deixaram de estar só nos pratos e entraram também nos copos, sendo aproveitados em diversos sucos e vitaminas. Além de trazer sabor e um colorido especial às bebidas, os vegetais são uma ótima fonte de nutrientes.

Para ajudar você a descobrir novas receitas ou dar uma incrementada nos sucos tradicionais, separamos uma seleção com 8 vegetais que podem ir para o copo, com os principais benefícios de cada um. Os vegetais podem ser combinados com suas frutas preferidas e entre si.

Mas, lembre-se: antes de mudar a dieta, é importante conversar com nutricionistas e profissionais de saúde para saber quais são as orientações para o seu corpo. Cada pessoa tem necessidades e características únicas que devem ser avaliadas!

- Publicidade -

7 vegetais para fazer sucos

horta caseira
Foto: Unsplash

Beterraba

As beterrabas tem uma cor forte e um sabor bem marcante, e são ricas em nutrientes como manganês e folato. Outro nutriente presente na beterraba é nitrato, o que pode melhorar a saúde do cérebro, o desempenho atlético e a pressão arterial.

Um estudo controlado randomizado de 2019 analisou a suplementação aguda com suco de beterraba rico em nitrato em 13 adultos mais jovens e 11 mais velhos, que consumiram 150 mililitros de suco de beterraba antes de uma caminhada de 30 minutos na esteira. Embora ambos os grupos tenham apresentado melhorias, reduções especialmente significativas na pressão arterial diastólica foram observadas em adultos mais velhos. De acordo com os pesquisadores, esses dados sugerem que a suplementação com beterraba pode melhorar a saúde cardiovascular em adultos mais velhos.

Dica: as folhas da beterraba também são nutritivas e podem ser aproveitadas para sucos ou saladas.

couve
Foto: Pixabay

Couve

A couve tem poucas calorias, mas muitos nutrientes! As folhas estão cheias de vitaminas A, B6, C e K, cálcio e potássio, além de minerais como cobre e manganês.

Quando crua, a couve contém o importante antioxidante beta-caroteno, que neutraliza os radicais livres que aumentam a probabilidade de doenças crônicas, como doenças cardíacas. 

Um estudo publicado na Biomedical and Environmental Sciences descobriu que beber suco de couve pode diminuir os fatores de risco de doenças cardíacas, incluindo o colesterol LDL. O estudo foi realizado em 32 participantes do sexo masculino com colesterol alto e revelou que consumir 150 mililitros de suco de couve todos os dias durante três meses diminuiu os níveis de colesterol LDL em 10% e aumentou o colesterol HDL em 27%.

Mas atenção, a couve é um dos alimentos que contém goitrogênios, substâncias naturais que podem dificultar a absorção de iodo e impactar a glândula tireoide. 

O iodo é um mineral necessário ao corpo para produzir hormônios da tireoide que promovem o metabolismo normal. Uma deficiência de iodo pode levar a uma condição chamada bócio, ou aumento da tireóide.

alimentos agrotóxicos
Foto: iStock by Getty Images

Tomate

Os tomates são muito usados na cozinha e estão presentes em várias receitas, de saladas ao tradicional molho. Nos sucos, eles também trazem um sabor especial, além de nutrientes como folato, potássio e vitamina C.

Encontrado no tomate, o licopeno é um antioxidante associado a um menor risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer, de acordo com a Harvard Health. 

Incluir este fruto nos sucos pode ter um efeito anti-inflamatório e ajudar a aumentar seu metabolismo.

cenoura
Foto: iStock

Cenoura

As cenouras são naturalmente doces e não são muito calóricas. Ricas em nutrientes como biotina, potássio e vitamina A, as cenouras tem ainda uma alto teor de carotenóides , que inclui alfa-caroteno, beta-caroteno, licopeno e luteína. 

Esses compostos atuam como antioxidantes no corpo, diminuindo o risco de doenças cardíacas, diabetes, doenças oculares e certos tipos de câncer, de acordo com uma revisão de 2021 publicada no European Journal of Medicinal Chemistry

O suco de cenoura é naturalmente doce e vai bem com laranja e outras frutas cítricas, além de poder ser combinado com outros vegetais, como a beterraba e o gengibre.

quiche de espinafre
Foto: iStock

Espinafre

As folhas do espinafre têm antioxidantes como kaempferol, luteína e quercetina e também são ricas em vitaminas A e C. Os nitratos presentes no espinafre trazem benefícios para a saúde do coração.

Pesquisadores estudaram o efeito do espinafre, como fonte rica em nitratos, na rigidez arterial e medidas hemodinâmicas relacionadas em 27 adultos saudáveis. 

Os participantes consumiram espinafre por sete dias e os resultados mostraram uma redução significativa da pressão arterial sistólica e diastólica . O estudo foi publicado em 2015 na Clinical Nutrition Research.

alimentos grávidas brocólis
Foto: Pixabay

Brócolis

O brócolis tem sido apontado como um superalimento, e essa reputação se mantém devido à sua riqueza de antioxidantes e nutrientes. É uma boa fonte de micronutrientes essenciais , incluindo potássio e vitaminas A, B6 e C.

O brócolis contém kaempferol, um antioxidante que neutraliza os radicais livres no corpo e previne doenças causadas por inflamação. 

Um estudo de 2021 publicado na Frontiers in Pharmacology descobriu que o kaempferol apresenta ação neuroprotetora em problemas de saúde como glioblastoma, dor neuropática, transtornos de ansiedade, doença de Alzheimer e doença de Parkinson, promovendo um efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Mas atenção, aproveite todo e brócolis nas receitas e sucos, incluindo cabeças e caules no suco verde para aproveitar todos os benefícios neuroprotetores.

repolho horta
Foto: Pixabay

Repolho

O repolho contém muitos nutrientes essenciais, como vitamina B6, vitamina C, vitamina K, folato e manganês. 

Pesquisadores afirmam que o repolho ajuda a reduzir o risco de  inflamações, doenças cardíacas e diabetes, de acordo com um estudo de 2020 publicado na Frontiers in Nutrition.

vegetais para sucos
Foto: Pixabay

LEIA MAIS:

- Publicidade -