A pasta de beterraba é uma opção simples e saborosa, que pode ser usada no café da manhã para substituir a manteiga e o requeijão por quem tem intolerância ou não come derivados de leite.

É também uma boa pedida para quem quer aumentar o consumo de vegetais durante o dia. Testada pela nutricionista Bruna Mendes, a receita é fácil de fazer e a pasta de beterraba pode ser guardada na geladeira por até 1 semana.

Benefícios da Beterraba

Excelente fonte de nutrientes, a beterraba e ajuda a manter a saúde em dia. Entre os seus benefícios podemos destacar a quantidade de ferro e vitaminas do complexo B que ajudam a combater a anemia.

Além disso, é um excelente aliado de quem pratica muita atividade física. Isso porque os nitratos presentes no tubérculo ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão alta e permite que mais nutrientes cheguem aos músculos. Entre eles o potássio e o cálcio, presentes na própria beterraba.

O sistema nervoso, o sistema imunológico e a saúde ocular também melhoram com os nutrientes presentes na beterraba. Rica em vitamina C, ela ainda ajuda o bom funcionamento do fígado, pulmões, previne o envelhecimento precoce e  controla a absorção de colesterol.

Que tal incluir esta receita no seu dia a dia?

INGREDIENTES

1 beterraba média

1 pimenta biquinho

1 pitada de sal

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 colher de sopa e amendoim torrado (opcional)

MODO DE PREPARO:

Lave bem e descasque a beterraba. Corte em pedaços grandes e coloque em um saco plástico culinário – dê um nó e faça um furo no meio do saco plástico.

Cozinhe no micro-ondas por 2 minutos. Retire a beterraba e, com ela ainda morna, corte em pedaços menores.

Coloque a beterraba em um liquidificador ou processador e bata com o sal, o azeite, a pimenta biquinho. Se quiser acrescentar o amendoim, coloque por último, só depois que os outros ingredientes já tiverem formado uma pasta.

Para conservar, guarde em um pote de vidro com tampa e consuma em até uma semana.

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