- Publicidade -

Floresta itinerante com 1.000 árvores invade cidade holandesa

Árvores nativas foram transportadas por voluntários por diversos pontos da cidade ao longo de um trecho de 3,5 km.

floresta móvel
O tema do evento é a reconexão com a natureza. | Foto: Anne Pinto-Rodrigues

Um evento itinerante que aconteceu na cidade de Leeuwarden, no norte da Holanda, trouxe para as pessoas a oportunidade de experimentar um futuro alternativo e mais verde. 

- Publicidade -

Chamado de Bosk, o evento criou uma floresta itinerante, onde 1.000 árvores nativas plantadas em contêineres de madeira foram transportadas por voluntários por diversos pontos do centro da cidade ao longo de um trecho de 3,5 km. A ideia é perceber a diferença que faz ter árvores em diversos locais e também criar esperança de que é possível construir um futuro melhor.

floresta itinerante
Voluntários se inscreveram para participar do evento e mover as árvores de lugar. | Foto: Anne Pinto-Rodrigues

Cada árvore possui um código QR que fornece detalhes como espécies, vida útil média e tipo de solo preferido. Um sensor de solo alerta a equipe de jardinagem da cidade quando as árvores precisam de água. Foram escolhidas por volta de 70 espécies nativas para o plantio, incluindo amieiro, freixo, olmo, bordo, carvalho e salgueiro.

Bosk - floresta itinerante
Mapa da cidade de Leeuwarden mostrando a rota das árvores | Foto: Anne Pinto-Rodrigues

Além do grande espetáculo da floresta em movimento, a programação do Bosk incluiu debates, exposições e performances em torno do tema da reconexão com a natureza.

árvores itinerantes
As árvores de espécies nativas foram plantadas em caixotes de madeira | Foto: Anne Pinto-Rodrigues

A ideia do evento Bosk foi do arquiteto paisagista Bruno Doedens e seu colaborador Joop Mulder, que questionaram a relação dos humanos com o mundo natural. “Neste momento, nós, como espécie, estamos nos comportando como adolescentes que não querem limpar seu quarto”, diz Doedens. “Precisamos crescer e parar de bagunçar tudo. Precisamos cuidar do nosso entorno”.

- Publicidade -

Depois de 100 dias após o evento, as árvores foram plantadas pela cidade, inclusive em bairros de baixa renda, onde o verde é escasso. 

festival Bosk
A floresta ocupou diversos locais áridos da cidade, demonstrando como seria o local se elas estivessem por ali. | Foto: Anne Pinto-Rodrigues

Mais cobertura de árvores em ambientes urbanos significa temperaturas mais baixas da terra. Um estudo realizado em quase 300 cidades europeias mostrou que as árvores urbanas podem resfriar a temperatura da superfície da terra em até 12°C no verão.

- Publicidade -