- Publicidade -

Com origem provável no mediterrâneo, a beterraba é um alimento rico em diversos nutrientes como potássio, magnésio, ferro, vitamina A, B6 e C e carboidratos, sendo consumida de diversas maneiras na nossa culinária. Suas propriedades ajudam a prevenir o câncer, diminuir a pressão alta, fortalecer o coração e o sistema imunológico. Além de ser deliciosa e deixar o prato mais colorido e bonito.

Todas essas propriedades e muitas outras fazem da beterraba um alimento especial, porém devemos ficar atentos: cultivada de maneira tradicional como encontramos na maioria das prateleiras dos supermercados, são tratadas com agrotóxicos, perdendo suas propriedades benéficas e agregando minerais pesados e tóxicos ao nosso organismo. A melhor maneira de aproveitar todas as vantagens que a beterraba pode oferecer é cultivá-la de maneira orgânica. Então vamos aprender?

Como plantar beterraba orgânica

Como plantar beterraba orgânica
Foto: iStock by GettyImages

Clima

De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, seguindo algumas recomendações, plantar beterraba orgânica não tem muito segredo. A beterraba gosta mais de climas amenos, porém alguns cultivares vão bem em temperaturas mais altas. No geral, deve-se respeitar um intervalo entre 10ºC e 24ºC (10ºC a 20ºC, idealmente) evitando solos encharcados.

- Publicidade -

Luminosidade

Beterraba gosta de luz. Minha dica é deixar ao menos algumas horas por dia sobre luz direta do sol. Porém, vale lembrar que se trata de um tubérculo que gosta de temperaturas amenas.

Solo

Como plantar beterraba orgânica
Foto: iStock by GettyImages

Evite solos encharcados e declivosos. Plantio de beterraba orgânica é sensível à acidez do solo, desenvolvendo-se melhor em pH entre 6,0 e 7,5. O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Uma dica que dou é que beterraba cresce melhor com solo rico em boro. Uma boa dica é aplicar compostos como boráx (8kg/ha) e adubação foliar (1,5kg/ha) em 20 e 35 dias de plantio.

Plantio

Para não errar, semeie e plante entre os meses de abril e junho.

O cultivo pode-se dar em sistema de semeadura direta e plantio por mudas. As mudas podem ser semeadas em tubetes ou sementeiras, o que ajuda a evitar a contaminação da semente.

A beterraba possui glomérulos que contém cada um, 3 a 4 sementes. Para o plantio direto, recomendo colocar as sementes em água durante 12 horas e em seguida lavar em água corrente, deixando secar a sombra.

O plantio direto pode ser por semeadura em canteiros definitivos com 30 cm de altura e 0,9 metros de largura.  Faça sulcos de 30cm e com 2cm de profundidade, colocando uma semente a cada 5 cm ou caso deseje, você pode cultivar beterraba em vasos.

Irrigação

Irrigue com frequência deixando o solo úmido, mas nunca deixe o solo ficar encharcado. Isso prejudica o desenvolvimento da beterraba.

Tratos culturais

Indico a adubação com 5,0 kg/m² de composto orgânico, 3,0 kg/m² de esterco de gado ou 1,5 kg/m² esterco de aves, todos curtidos, com adição do boráx, caso necessário.

Fique de olho no deu plantio e zele por ele: Plantios de beterraba são atacados principalmente por plantas daninhas que concorrem por recursos e nutrientes. Indico acompanhar o plantio sempre eliminando as possibilidades de infestação. Caso haja infestação por fungos, um método interessante é o tratamento com calda bordalesa que já falei em outra oportunidade aqui no site, dê uma olhadinha.

Importante: não deixe raízes expostas, elas podem endurecer e fazer você perder benefícios da beterraba. Sendo assim, cubra sempre as raízes com palha, folhas e terra.

Colheita

A colheita da beterraba orgânica varia de acordo com seu cultivar, mas em geral as raízes são colhidas quando apresentarem diâmetro de 8 a 12 cm e comprimento de 7 cm, que ocorre mais ou menos em 80 dias após a semeadura. Não deixe passar muito do tempo de colheita, pois as raízes ficam duras.

Uma dica legal é que as folhas da beterraba podem ser cozidas para consumo humano. Experimente!

VEJA TAMBÉM:

- Publicidade -