alimentos doados mudanças
Foto: Move for Hunger
- Publicidade -

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), 1,3 bilhão de toneladas de comida se perdem ou são desperdiçadas por ano no mundo. Isso significa cerca de 1/3 dos alimentos produzidos no mundo – um problema ambiental e social grave, já que milhões de pessoas sofrem com a fome.

Uma solução para evitar o desperdício de alimentos veio de uma empresa que realiza mudanças em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Adam Lowy, o fundador da Move for Hunger, observava que muitas pessoas, ao mudarem de casa, deixavam para trás quantidades significativas de alimentos, em perfeito estado.

- Publicidade -

A comida que era “abandonada” dentro da dispensa ou da geladeira, passou a ser encaminhada para bancos de alimentos que ajudam a alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Quando as pessoas se movem, elas jogam fora um monte de coisas. E o que nos incomodava era a comida perfeitamente boa e não perecível que estava ficando para trás ou era simplesmente jogada no lixo.”

Adam Lowy, fundador do Move for Hunger

A empresa começou este trabalho em 2009 fazendo uma pergunta simples aos seus clientes: “Você quer doar a comida quando fizer a mudança?”. Muitas pessoas doavam o que tinham e, mais de uma década depois, a Move for Hunger já arrecadou quase 10 milhões de toneladas de alimentos.

Foto: Facebook | Move for Hunger

A família de Adam trabalha com mudanças há muitos anos e hoje, à frente da Move for Hunger, ele conecta empresas que realizam este serviço com instituições que atuam no combate à fome. Por meio desta rede que envolve de imobiliárias à empresas de transporte, o empreendedor consegue alcançar um número cada vez maior de pessoas que estão mudando de endereço e decidem doar os alimentos, ao invés de transportá-los de uma casa à outra.

Sempre que uma das empresas de mudança que fazem parte desta cadeia de solidariedade recebe um pedido, a Move for Hunger entra em ação e oferece um informativo sobre o combate à fome na região do cliente, além de enviar as caixas para que a comida seja separada para ajudar quem precisa. A empresa de mudança contratada faz então o transporte da comida até a instituição contemplada.

A Move for Hunger opera atualmente nos Estados Unidos e no Canadá, mas pode servir de inspiração para ações similares em outros países.
Foto: Facebook | Move for Hunger

Quer saber como ajudar a combater a fome no Brasil?
Veja esta lista de organizações que estão recebendo doações para alimentar quem precisa.

- Publicidade -