
Descobri um novo desafio: o de testar receitas sem glúten. Não tenho intolerância ao glúten ou qualquer tipo de alergia. No entanto, conheço tantas pessoas que têm restrições alimentares relacionadas ao glúten… Isso sem falar nos leitores do blog que sempre me pedem essas receitas!
Evito usar a farinha de trigo branca porque acho muito processada e sem gosto. Quando alguma receita pede farinha de trigo, refiro utilizar a versão integral. Por outro lado, é preciso lembrar que hoje no Brasil se consome o dobro de trigo que é produzido no país… O restante do trigo é importado. Considero isso um absurdo, existindo tantas alternativas de outras farinhas disponíveis, muitas em versões bem rústicas e provenientes de pequenos produtores.
Voltando ao bolo de cenoura (um clássico quando falamos em bolo que mexe com nossas memórias e aquece o coração), essa versão não foi feita com cobertura de chocolate… Mas poderia! É que eu prefiro não colocar coberturas nos bolos porque acho que eles ficam doces demais. Adoro uma fatia de bolo com uma caneca de chá ou café, e quando o bolo tem cobertura, não consigo comer uma fatia inteira. Contudo, sinta-se a vontade para cobrir o seu bolo de cenoura com a sua cobertura de chocolate favorita!
Bolo de cenoura e coco sem glúten
- 2 cenouras
- 1 xícara de fubá
- 1/2 xícara de farinha de arroz
- 1 1/2 xícara de açúcar demerara
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) de goma xantana (opcional)
- 1 xícara de coco ralado
- 1 1/2 xícara de leite vegetal
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1/2 colher (sopa) de suco de limão siciliano
Modo de fazer
-
Preaqueça o forno (180°C) e unte e enfarinhe uma forma redonda com furo central média.
-
Rale fino as cenouras.
-
Peneire os ingredientes secos em uma tigela grande. Misture.
-
Misture em outra tigela o leite, o óleo e o suco de limão. Junte com a mistura de farinhas na tigela grande. Mexa até ficar homogêneo.
-
Acrescente a cenoura ralada e misture.
-
Despeje a massa na forma e leve ao forno por 30 a 35 minutos. Depois de assado, espere esfriar sobre uma grade antes de desenformar.