Empresas de aluguel de bicicletas estão colocando mais unidades para circular na capital paulista. A medida visa atender aos moradores que precisam transitar na região interditada da Marginal Pinheiros, na altura do Parque Villa Lobos, após viaduto ceder.

O serviço de bicicleta compartilhada Bike Sampa, do Itaú, terá mais 500 bicicletas. Além disso, a empresa colocou promotores nas principais estações da região distribuindo vouchers de 50% de desconto para planos anuais para os já cadastrados no sistema e de planos diários gratuitos para novos usuários.  

Como funciona

Basta se cadastrar pelo site ou no aplicativo Bike Itaú, selecionando o Bike Sampa, e ainda nos terminais de autoatendimento. Não há limitação no número de empréstimos que podem ser realizados, desde que cada período não ultrapasse uma hora de duração, com intervalo de 15 minutos entre uma utilização e outra. Em caso de descumprimento dessas diretrizes será cobrada multa de R$ 5 por hora.

Bikes sem estação

Outra companhia a somar nas alternativas de transporte é a Yellow, que colocou nas ruas de São Paulo 600 novas bicicletas. “As bicicletas extras já estão circulando e a gratuidade das corridas de até 30 minutos vale para todos os usuários que as estacionarem nas proximidades das estações de metrô/trem Butantã, Imperatriz Leopoldina, Granja Julieta, Pinheiros e Santo Amaro – identificadas no app”.

A empresa afirma que a ação seguirá até o fim de novembro e pode ser estendida. Outra medida da empresa de compartilhamento de bicicletas foi aumentar a área de atuação abrangendo trechos dos bairros Brooklin, Chácara Santo Antônio, Pinheiros, Cidade Monções e Vila Madalena.

Como funciona

5 passos para usar a bike Yellow

– Baixe o aplicativo da Yellow disponível para Android e IOS.

– No mapa do app, encontre uma bicicleta Yellow na cidade.

–  Coloque créditos de R$ 5, 10, 20 ou 40 reais no dinheiro ou no cartão de crédito.

– Com o aplicativo, leia o código de barras QR na parte de trás da bike Yellow: o cadeado inteligente abrirá automaticamente.

– Ao terminar seu percurso pela ciclofaixa, ciclovia ou pelas ruas da cidade, estacione em qualquer lugar onde seja permitido o estacionamento de veículos e não atrapalhe o fluxo, e tranque o cadeado manualmente.

Há também a opção de comprar créditos em dinheiro em bancas de jornal e lojas, como acontece com as recargas de celular.