omelete vegano
- Publicidade -

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Incluir receitas veganas e vegetarianas na rotina traz benefícios ao meio ambiente e vantagens à saúde, segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

O CicloVivo apoia esta causa e, em todas as segundas-feiras, divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias. As escolhas alimentares são pessoais e envolvem uma série de fatores, desde a cultura local até a situação econômica.

Optar por alimentação vegetariana ou vegana pode ser um caminho, assim como reduzir o consumo de produtos de origem animal, em especial da pecuária. A ideia é apresentar alternativas gostosas e nutritivas, para quem quer tentar novas receitas, seja por um dia da semana ou em vários. Hoje ensinamos a preparar omelete de grão de bico, uma receita receita foi adaptada do site Papacapim pela Sociedade Vegetariana Brasileira.

- Publicidade -

Omelete vegano de grão de bico

grão de bico
Neste omelete vegano, o grão de bico é fonte de proteína. Foto: Pixabay

Ingredientes

  • 1 xícara de grão de bico cru, de molho por 12 horas
  • 2 1/2 colheres (sopa) de linhaça moída
  • 3 dentes de alho
  • 1/4 de colher de chá de cúrcuma
  • Pitada de ervas desidratadas
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 cebola picadinha
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 punhado de salsinha picada

Preparo

  1. Escorrer a água do grão de bico e bater com duas xícaras de água no liquidificador. Depois junte a linhaça, alho, cúrcuma, ervas finas, fermento, sal e pimenta do reino e bata novamente por alguns segundos. Transfira a mistura para um recipiente e junte a cebola e a salsinha.
  2. Aqueça uma frigideira grande e espalhe com uma colher. A quantidade da mistura vai depender do tamanho da sua frigideira, o omelete é mais espesso que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 8 a 10 minutos. Quando as bordas estiverem ligeiramente douradas está na hora de virar. Antes disso coloque um fio de azeite no omelete e deixe cozinhar destampado em fogo médio por 5 a 6 minutos.

LEIA MAIS:

- Publicidade -