latas reciclagem
Foto: Recicla Latas
- Publicidade -

O Brasil atingiu o índice de 98,7% de reciclagem das latas de alumínio em 2021. É o maior índice da história da reciclagem brasileira, desde 1990, quando o indicador começou a ser mapeado.

Os dados são do primeiro relatório anual de desempenho da Recicla Latas, entidade criada pelos fabricantes e recicladores de latinhas para aperfeiçoar o sistema de logística reversa das latinhas no Brasil. A Recicla Latas criou um Termo de Compromisso, que foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente no dia 31 de março.

Segundo as informações divulgadas na última quarta-feira (13), 409,2 mil toneladas, de um total de 414,5 mil deste resíduo, passaram pelo processo de reciclagem.

- Publicidade -

Em comparação a 2020, o crescimento foi de 1,4%, quando o índice marcava 97,4% das latas de alumínio recicladas. Nesse período, foram comercializadas 402,2 mil toneladas e 391,5 mil foram recuperadas. Em 2019, o patamar ficou em 97,6%, sendo que foram vendidas 375,7 mil toneladas e recicladas 366,8 mil toneladas.

reciclagem alumínio
Foto: Novelis

“O fato do Brasil conseguir esse feito histórico com a reciclagem de latas de alumínio mostra como o sistema de logística reversa do Brasil nesse setor é sólido. Mesmo com a pandemia do coronavírus e todo o aumento de consumo que registramos, nossos números só crescem. Isso contribui, cada vez mais, para a preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda para milhares de famílias envolvidas nesse processo”, destaca Eunice Lima, Presidente da Recicla Latas.

Consumo da população também cresce

Com as mudanças de comportamento causadas pela pandemia da Covid-19, o consumo de bebidas em latas aumentou pelo quinto ano seguido, com 5,2% mais vendas que em 2020. Nesse cenário, o Brasil já é considerado o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio para bebidas, atrás somente da China e dos Estados Unidos. Outro fator que colabora para essa posição é o crescimento das fábricas do setor.

Renato Paquet, Secretário-Executivo da Recicla Latas, destacou a importância da logística reversa e das práticas ESG para esse nicho de mercado:

“A reciclagem da lata é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo, com a reciclagem infinita da embalagem. Esse contexto todo que estamos vivendo nos mostra que construímos um sistema de logística reversa voltado para as latas de alumínio sólido e eficaz. Em cerca de 60 dias, uma latinha pode ser comprada, usada, coletada, reciclada, virar latinha de novo e voltar ao supermercado. É o Brasil sendo exemplo para o mundo e o setor do alumínio contribuindo para a descarbonização e economia de energia, dentre tantos outros benefícios ambientais e sociais”.

Recicla Latas

Entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas, instituída no final de 2020, possui os seguintes compromissos chave:

  • Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio em patamar de 95%;
  • Otimizar as operações e infraestrutura recicladora da cadeia de latas de alumínio; 
  • Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
  • Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a destinação adequada das embalagens pós-consumo.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -