Um banner automático movido por controle remoto se desenrolou diante do pódio do Grand Prix da Bélgica de Fórmula 1 momentos antes da entrega do troféu ao vencedor, o alemão Sebastien Vettel, causando constrangimento ao executivos da Shell presentes no evento.

De acordo com a organização ambiental, o banner foi instalado secretamente no local semanas atrás e continha a mensagem “Salvem o Ártico” junto de um logo modificado da empresa.

Logo depois, dois escaladores conseguiram chegar ao pequeno telhado sobre o pódio e tentaram descer fazendo rapel. Um deles era o brasileiro Ian Lima, de 22 anos, voluntário do Greenpeace. Ele foi detido pela polícia antes de conseguir a façanha. Já a outra ativista, a suíça Julia Ritschard, teve tempo de estender outro banner com a mensagem “Parabéns. Agora ajude-nos a salvar o Ártico”.

“A Shell gastou milhões neste evento na esperança de surfar na glória dos pilotos e finge ser uma empresa que merece um lugar ao pódio. Mas ela provou mais de uma vez que está disposta a tudo, por mais arriscado que seja, para explorar as últimas gotas de óleo do planeta. Por essa razão estou aqui. Para mostrar aos fãs da Fórmula 1 o que essa empresa realmente pretende e para que a realidade do Ártico seja vista na corrida de hoje”, disse Ritschard.

Antes do início da prova, outros ativistas escalaram o telhado da principal arquibancada em frente à área VIP e desenrolaram um banner de 20 metros com a mensagem: “Petróleo do Ártico? Não Shell!”. Dois parapentes também sobrevoaram o circuito de Spa-Francochamps exibindo um banner que alertava sobre os planos da Shell de explorar petróleo no Ártico.

A petrolífera anglo-holandesa Shell é a principal patrocinadora do Grand Prix de Fórmula 1 da Bélgica.

Veja abaixo o Greenpeace em ação:

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.