Drive Thru de Mudas
Foto: Pixabay
- Publicidade -

O município de São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, está realizando uma ação para distribuir mudas de árvores à população. Por meio de um Drive Thru, a previsão é doar cerca de duas mil espécies.

Incentivar o plantio de árvores é uma estratégia que muitas prefeituras vêm buscando adotar para ampliar a arborização nas cidades. O plantio é uma maneira eficaz e econômica de limpar o ar, refrescar espaços urbanos, melhorar o bem-estar dos cidadãos com a criação de áreas verdes e desacelerar o aquecimento global.

A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto aponta ainda a importância das árvores na recuperação de ecossistemas florestais e no ciclo da água.

- Publicidade -

Drive Thru de Mudas

A iniciativa em formato de Drive Thru já ocorreu outras vezes, durante a pandemia, e, segundo a prefeitura, foi sempre sucesso. “O projeto foi criado com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes à retirada gratuita de mudas, com o mínimo contato possível e evitando aglomerações, por conta da Covid-19”, afirma a gestão em nota.

Drive Thru de Mudas
Foto: Prefeitura de São José do Rio Preto

A ação retorna agora em março, valendo-se de importantes datas comemorativas que ocorrem neste mês: o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, (16/3), Dia Internacional das Florestas (21/3) e Dia Mundial da Água (22/3). Além de integrar as comemorações dos 170 anos de Rio Preto.

Drive Thru de Mudas
Lafoensia glyptocarpa é uma das espécies distribuídas no local. | Foto: Tony Rodd | Flickr

A distribuição gratuita ocorre nesta quinta (17) e sexta-feira (18), das 8 às 11h. São até 5 mudas de árvores para cada residência.

Como participar

O 3º Drive Thru de Doação de Mudas está sendo realizado na sede do Viveiro Municipal, localizado na Av. Sabino Cardoso Filho, 2850 – Vila Elvira. Os munícipes interessados devem levar documento com foto e um comprovante de residência de Rio Preto.

A doação de mudas é por endereço, ou seja, serão doadas até cinco mudas para cada residência/logradouro, independentemente do número de pessoas que vivam ali.

Drive Thru de Mudas
Foto: Prefeitura de São José do Rio Preto

Um cardápio de mudas, com as opções de pequeno, médio e grande porte, entre exóticas e nativas, próprias para a arborização urbana, será oferecido para a escolha.

Dentre as mudas à disposição estão: as de pequeno porte, resedá de jardim e ipê mirim; de médio porte, aroeira salsa, escova-de-garrafa e a pata-de-vaca; de grande porte, mirindiba rosa e dedaleiro.

LEIA MAIS:

- Publicidade -