A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 3.500 vagas em cursos gratuitos a distância a partir desta quarta-feira (25). As inscrições podem ser realizadas através do site aqui até 29 de março ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas.

Há capacitações sobre os seguintes temas: Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste; Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga; Água na Medida Certa; Medindo as Águas do Brasil: Noções de Pluviometria e Fluviometria; e Lei das Águas.

Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. A seleção será feita por ordem de inscrição. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Para o curso Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios, a ANA oferece 500 vagas para os interessados no tema. A capacitação está prevista para o período de 31 de março a 26 de abril, com carga de 40 horas, e tem o objetivo de promover a reflexão sobre conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade da água em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normas legais e institucionais sobre o tema.

O curso Água na Medida Certa tem 1.000 vagas disponíveis para duas turmas: a primeira de 31 de março a 12 de abril e a segunda de 13 a 26 de abril. Com carga de 20 horas, a capacitação visa ampliar o conhecimento dos alunos a respeito dos recursos hídricos, a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.

Também com duas turmas, que vão de 31 de março a 5 de abril e de 6 a 12 de abril, o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Pluviometria e Fluviometria tem 500 vagas. Nas dez horas de carga, os alunos aprenderão sobre as medições e o monitoramento das águas das chuvas e dos rios, além da organização e do uso das informações coletadas. Também será abordada a automação da coleta de dados e a Rede Hidrometeorológica Nacional.

De 31 de março a 12 de abril, acontecerá o curso Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste com carga de dez horas e 500 vagas. O objetivo da capacitação é promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos na região.

Para o curso Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga, há 500 vagas disponíveis. As atividades vão de 13 a 26 de abril com um total de dez horas. A capacitação busca apresentar noções básicas sobre práticas sustentáveis de uso dos recursos florestais da Caatinga e sua relação com a água.

O curso Lei das Águas também tem 500 vagas. As atividades acontecem de 13 a 26 de abril num total de 20 horas. As atividades têm o objetivo de ensinar aos alunos conceitos de gestão da água presentes na Política Nacional de Recursos Hídricos. Outro foco é ensinar formas de atuação responsável para o uso e a gestão de tais recursos.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.