- Publicidade -
Romênia garrafas
O sistema passa a funcionar no final de novembro. Foto: Depositphotos

Um levantamento da ONU aponta que a humanidade gera cerca de 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, sendo que 33% não recebem tratamento adequado. Além da redução na geração de lixo, a destinação para pontos de reciclagem é essencial para mudar essa situação. Em alguns países europeus já é comum um sistema de reembolso para estimular a reciclagem: o indivíduo entrega embalagens usadas e em troca recebe um benefício monetário.

- Publicidade -

A Romênia é o mais recente país da União Europeia a aderir ao sistema. A partir de 30 de novembro, os estabelecimentos que vendem embalagens recicláveis para bebidas feitas de plástico, vidro ou alumínio terão não só de aceitar de volta as garrafas usadas como também deverão pagar um valor equivalente a 50 centavos (cotação realizada em 13 de novembro de 2023).

O valor, na verdade, trata-se de um reembolso, uma vez que os consumidores pagarão um valor a mais quando comprarem as bebidas.

Romênia garrafas
Foto: TOMRA

O sistema de devolução, batizado de RetuRO, é parte de um esforço governamental em direção a uma economia circular funcional e ao aumento das taxas de descarbonização. A introdução do sistema foi planejada para ter início ainda em 2021, no auge da pandemia de Covid-19, no entanto foi sendo continuamente adiada devido aos grandes varejistas do país.

“O governo romeno demonstrou flexibilidade e compreensão, mas não podemos perpetuar este modelo de adiamento”, disse o ministro do meio ambiente Mircea Fechet.

- Publicidade -

Mesmo com a resistência, um projeto voluntário está em voga no país desde 2012. Desde então, já foram recolhidos mais de meio bilhão (571 milhões) de garrafas de plástico, 63 milhões de latas de alumínio e 34 milhões de garrafas de vidro.

Segundo a TOMRA, fornecedora de equipamentos de classificação para reciclagem, os sistemas de devolução já provaram ser altamente eficientes: por exemplo, a taxa média europeia de recolha de garrafas de bebidas de plástico elegíveis em países sem depósito é de 47%, enquanto nos países europeus com sistemas de depósito este percentural sobe para cerca de 94%.

garrafas plásticas
Foto: Pixabay

De acordo com um relatório da Investigate Europe, os sistemas de depósito e reembolso já estão ativos em 13 países europeus. O CicloVivo já contou um pouco sobre como funciona o sistema na Alemanha, que é campeão mundial em reciclagem. O país alcança uma taxa de devolução de 98% para embalagens elegíveis, a mais alta do mundo.

- Publicidade -