- Publicidade -

Marrocos prepara inauguração da maior fazenda solar concentrada do mundo

Quando concluído, o projeto ajudará a fornecer 50% de toda a energia usada no país, apenas por fontes renováveis.

A cidade de Ouarzazate, ao sul do Marrocos, foi o local escolhido para abrigar o maior projeto de energia solar concentrada do mundo. Conhecida popularmente como “as portas do deserto”, a região ganha agora extrema importância para a economia e para o desenvolvimento do país africano, já que, quando concluído, o projeto deve ajudar a fornecer 50% de toda a energia usada no Marrocos, apenas por fontes renováveis.

- Publicidade -

A usina será construída em quatro fases, que devem ser concluídas até 2017. A primeira etapa será inaugurada já no próximo mês, com capacidade para gerar 160 MW. Com o projeto completo, a previsão é que a fazenda seja capaz de gerar 580 MW, o suficiente para abastecer um milhão de residências.

A técnica usada no complexo não é como as tradicionais, que produzem energia a partir de placas fotovoltaicas. A área ocupada pela primeira etapa da fazenda será repleta de espelhos, 500 mil no total, que acompanham e direcionam a luz do sol a um ponto específico, onde está instalado uma solução de transferência de calor. Lá, um motor mistura o calor à água e gera energia suficiente para fazer as turbinas funcionarem.

A grande vantagem deste modelo de produção é a sua eficiência, principalmente para a produção em grande escala em regiões desérticas, como é o caso de Ouarzazate, à beira do Saara. De acordo com Rashid al-Bayad, diretor do projeto, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, será possível aproveitar produzir energia durante as 24 horas do dia, graças ao sistema de armazenamento, capaz de manter o calor no sistema por até oito horas, funcionando também durante a noite.

Redação CicloVivo

- Publicidade -