garrafas e latas
Foto: TOMRA
- Publicidade -

Trocar resíduos recicláveis por pequenos benefícios é uma iniciativa adotada por algumas empresas. A Heineken, por exemplo, oferece recompensa em dinheiro, enquanto a Enel concede descontos na conta de luz. Tais ações, por vezes pontuais, integram seus programas de incentivo à reciclagem. Agora, imagine criar um projeto amplo que pudesse abarcar toda a população. É o que a Eslováquia está buscando ao introduzir um modelo de depósito para garrafas plásticas e latas de alumínio no país.

O sistema consiste em recompensar financeiramente quem devolve embalagens recicláveis de bebidas. Uma vez que o conteúdo tenha sido consumido, cabe ao cliente depositar o recipiente em máquinas automáticas (vending machine) – localizadas em mercearias e supermercados.

Similar ao modelo de reciclagem de garrafas da Alemanha, as máquinas emitem um cupom com o valor da embalagem recolhida. O cliente então opta por obter um desconto em sua próxima compra ou receber o valor em dinheiro.

- Publicidade -

Todas as garrafas e latas com volume de 0,1 L a 3 L podem ser depositadas. Para que o sistema funcione, o custo das bebidas aumentará em 15 centavos. 

recicláveis eslováquia
Foto: Ministério do Meio Ambiente da Eslováquia | Facebook

A Eslováquia está, gradualmente, instalando as máquinas automáticas em supermercados de mais de duas mil cidades.

O Ministro do Meio Ambiente da Eslováquia, Ján Budaj, que apresentou o sistema em janeiro, afirma que a meta é recolher pelo menos 90% das embalagens descartáveis ​​de bebidas. É uma grande taxa a ser alcançada até 2029 – ano limite para o país cumprir uma legislação europeia.

LEIA TAMBÉM:

- Publicidade -