recicláveis desconto
Foto: Molécoola | Facebook
- Publicidade -

A startup Molécoola criou um aplicativo para quem faz o trabalho de coleta seletiva já dentro de casa. Mais do que a reciclagem, o objetivo é proporcionar uma bonificação para quem retorna o lixo da maneira correta para a cadeia de produção. Além da questão do meio ambiente, a Molécoola usa a tecnologia, ainda, para causar impacto social positivo, treinando e empregando pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Como funciona?

Para participar, o consumidor tem de se cadastrar no site ou no aplicativo Molécoola e entregar seus materiais recicláveis em qualquer uma das estações,  localizadas dentro de supermercados e outros varejos. As embalagens devem estar limpas e separadas por categoria – plástico, papel e papelão, vidro, metal e outros. 

Cada tipo de material gera uma pontuação diferente, que é então creditada imediatamente na conta do cliente. Posteriormente, a pontuação pode ser resgatada por produtos, benefícios e serviços de parceiros. E o melhor: nenhum valor é desembolsado.

- Publicidade -

Na própria plataforma, o usuário tem acesso a dicas de como descartar corretamente o seu lixo, de maneira que esses resíduos possam ser reaproveitados pela indústria, causando um impacto social positivo ao meio ambiente. Há uma aba de treinamentos específica com estas dicas.

Quais produtos podem ser levados?

Foto: Divulgação

Os recicláveis podem ser papéis limpos, papelões, garrafas pet e de vidro, vidros de produtos em conserva, aço e alumínios em geral, como as latinhas de cerveja e refrigerante, desodorante aerossol, óleo de cozinha, plásticos, embalagens (de delivery ou longa vida para leite ou suco, por exemplo), além de produtos eletrônicos (como celulares, tablets, notebooks, impressoras, TVs, aparelhos de DVD, etc.), eletrodomésticos (secadores de cabelo, aspiradores de pó, liquidificadores, geladeiras, máquina de lavar etc), pilhas e  baterias (exceto níquel-cadmio) e lâmpadas em geral (exceto fluorescentes tubulares). Confira mais detalhes na aba de dúvidas do site.

Quais produtos podem ser adquiridos após levar os recicláveis?

A Molécoola estabeleceu grandes parcerias para estimular os consumidores a trocarem seus resíduos por produtos ou serviços de parceiros. Entre os produtos que podem ser adquiridos estão shampoos, condicionadores, sabonetes, repelentes, produtos de limpeza, além de desconto em supermercado parceiro, compra de composteiras, ecobags, e até mesmo brincos e redes de descanso, entre outros itens sustentáveis.

Saiba mais informações na aba “Troque Pontos” no aplicativo.

Onde estão as estações Molécoola?

No momento, as estações da Molécoola estão presentes em São Paulo, Espírito Santos e Distrito Federal, nas seguintes cidades: São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Osasco, Campinas, Sorocaba, Taubaté, Santos, Brasília e Vitória.

recicláveis desconto

Recentemente, a Unilever firmou parceria com a Molécoola para instalar 85 pontos de coleta de embalagens na cidade de São Paulo até o fim deste ano. Cada estação tem o potencial de coletar cerca de 10 toneladas de resíduos por mês e o objetivo é receber cerca de 10 mil toneladas por ano de embalagens para reciclagem.

recicláveis desconto
Estação de reciclagem no Extra Raposo Tavares

Como exemplo das pontuações, um quilo de garrafas PET verde, PET cristal ou azul garantem 1.300 pontos. Entretanto, a parceria com a Unilever garantiu uma “pontuação turbinada” nas embalagens de OMO líquido em que cada garrafa equivale a mil pontos. Levando três unidades para reciclar, por exemplo, o cliente pode trocar por outros produtos ou receber 20% de desconto na compra de refeições em locais predeterminados.

Confira a localização de cada das estações pelo site ou pelo próprio aplicativo.

Confira a tabela de pontuação da Molécoola e produtos.

O aplicativo está disponível para Android iOS.

- Publicidade -