Brasileiros apresentam solução de logística reversa na Suíça

Green Mining, startup brasileira de logística reversa, foi selecionada entre 1,3 mil concorrentes por projeto de reciclagem inclusiva

contêiner recicláveis pix
Estação que troca recicláveis por dinheiro, um dos projetos da Green Mining. Foto: Divulgação

A MassChallenge Switzerland é uma organização sem fins lucrativos que conecta startups, especialistas, corporações e comunidades que querem transformar seus negócios e economias. A iniciativa se tornou conhecida por apoiar empreendedores de várias partes do mundo, por meio de mentoria e parcerias. O resultado é a aceleração de startups de alto impacto para mudanças sustentáveis. Em 2024, o Brasil esteve presente no evento anual da entidade com a Green Mining, que apresentou detalhes de sua atuação e do seu sistema inteligente de logística reversa em Lausanne, Suíça, no final de junho.

A Green Mining foi selecionada entre mais de 1,3 mil candidatos na fase inicial, e ganhou destaque pelo protagonismo em ações socioambientais, com seu projeto de reciclagem inclusiva no Brasil. Com a atuação da startup, mais de 8 milhões de quilos de embalagens pós-consumo foram destinadas para a reciclagem, com hubs em diversos estados do Brasil, beneficiando toda a cadeia.

“Desenvolvemos um sistema inteligente de logística reversa, que utiliza um algoritmo próprio para garantir a rastreabilidade com transparência e conformidade trabalhista. Nosso sistema consegue identificar os locais de maior geração de resíduos pós-consumo e apresentar nossa solução no MassChallenge Switzerland mostra que estamos no caminho certo”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining e que está presente no evento.

Green Mining Suiça
Rodrigo Oliveira e Leandro Metropolo na sede do Fórum Econômico Mundial, na Suíça. Foto: Divulgação | Green Mining

De acordo com a organização do evento, o MassChallenge Switzerland acredita que o empreendedorismo é uma força vigorosa única para estimular o progresso contra os maiores desafios da humanidade, criando oportunidades para indivíduos e gerando empregos. O objetivo é impulsionar um futuro mais forte por meio da inovação colaborativa e apoiar todos os fundadores, independentemente de se encaixarem ou não no molde tradicional de empreendimento.

No MassChallenge Switzerland, Rodrigo Oliveira e Leandro Metropolo, CTO da Green Mining, tiveram acesso às organizações Suíças e mentorias que podem trazer oportunidades de financiamento. Durante a apresentação, a Green Mining destacou a importância da rastreabilidade completa e da conformidade para as indústrias no processo de reciclagem.

Utilizando tecnologia de blockchain, a startup oferece uma solução que permite o acompanhamento detalhado de todo o ciclo de vida dos materiais reciclados, desde a coleta até a reintegração na cadeia produtiva. “Isso não apenas assegura a transparência e a eficiência do processo, mas também garante que as indústrias estejam em conformidade com as regulamentações ambientais e sociais, proporcionando uma visão clara e auditável de suas práticas de sustentabilidade”, finaliza Rodrigo Oliveira.

Green Mining
Executivos da Green Mining buscam parcerias para fortalecer o trabalho da startup. Foto: Redes Sociais

Na última terça-feira (2/7), os executivos participaram de uma reunião, na sede do Fórum Econômico Mundial, para abordar o tema de combate à poluição plástica com a equipe de parcerias globais de ação em plásticos da América Latina e com equipes de políticas públicas.

Green Mining

A Green Mining é uma startup pioneira em logística reversa inteligente e uma das selecionadas, em todo o mundo, pela cervejaria Ambev por meio do programa 100+ Accelerator. Desde 2018, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 8 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de 1,3 milhão de quilos de CO₂. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, participou da COP26 e do World Economic Forum 2023, em Davos, apresentando seus projetos e soluções de rastreabilidade com tecnologia blockchain.

Para saber mais, clique aqui

reciclagem danone green ming pão de açucar
Além do desconto em produtos, um desconto bônus acumulativo é gerado de acordo com a quantidade de recicláveis depositada. Foto: Green Mining