- Publicidade -

2022 foi o quinto ano mais quente da história

Novos dados revelam mais um ano de extremos climáticos com recordes de alta temperatura, secas e inundações

2022 ano mais quente
Uma seca recorde fez com que partes do rio Yangtze secassem – o rio mais importante da China. Imagens: Copernicus Sentinel (2020-22)

O ano de 2022 foi o quinto ano mais quente já registrado no mundo, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia. Um resumo dos dados aponta que vários recordes de alta temperatura foram quebrados na Europa e em todo o mundo, enquanto outros eventos extremos, como secas e inundações, afetaram grandes regiões.

- Publicidade -

Divulgado na última segunda-feira (9), o relatório da Copernicus afirma que os últimos oito anos foram os mais quentes. Em 2022, em específico, as temperaturas no mundo ficaram 1,2ºC acima dos níveis pré-industriais (1850-1900).

aquecimento global
Foto: Ant Rozetsky | Unsplash

As concentrações atmosféricas de dióxido de carbono também aumentaram cerca de 2,1 ppm, semelhante às taxas dos últimos anos. Já as concentrações de metano na atmosfera aumentaram cerca de 12 ppb, acima da média, mas abaixo dos recordes dos últimos dois anos.

Situação global

Os dados reunidos pela Copernicus evidencia que as mudanças climáticas podem ser sentidas em nível global. A Europa, por exemplo, viveu seu verão mais quente, além do continente ter sido afetado por várias ondas de calor intensas e prolongadas, sobretudo, na parte oeste e norte. Também baixos níveis persistentes de chuva, em combinação com altas temperaturas e outros fatores levaram a condições de seca generalizada. Paralelamente, aumentaram as emissões poluentes relacionadas a incêndios. França, Espanha, Alemanha e Eslovênia tiveram as maiores emissões de incêndios florestais no verão nos últimos 20 anos.

O relatório também destaca as grandes inundações enfrentadas pelo Paquistão em agosto, em consequência de chuvas extremas. O país também foi afetado por ondas de calor prolongadas, assim como o norte da Índia na primavera.

- Publicidade -
ano mais quente
Imagem: Copernicus Climate Change Service | ECMWF

A Antártida viu condições de gelo marinho excepcionalmente baixas ao longo do ano. Em março, a Antártida experimentou um período de calor intenso com temperaturas bem acima da média. Na estação Vostok, no interior da Antártica Oriental, por exemplo, a temperatura registrada chegou a -17,7°C, a mais quente já registrada em seus 65 anos de registro.

ano mais quente 2022
As médias anuais da temperatura estimada da superfície global aumentam acima dos níveis de referência de 1991-2020 (eixo esquerdo) e 1850-1900 (eixo direito). Imagem: Copernicus Climate Change Service | ECMWF

Rio secou

Uma seca recorde fez com que partes do rio Yangtze – o mais importante da China – secassem. Tal situação afetou a energia hidrelétrica, rotas de navegação, limitou o abastecimento de água potável e fez ressurgir estátuas budistas anteriormente submersas. As chuvas no verão chinês foram 45% abaixo do normal.

2022 ano mais quente
Uma seca recorde fez com que partes do rio Yangtze secassem – o rio mais importante da China. Imagens: Copernicus Sentinel (2020-22)

Imagens capturadas pela missão Copernicus Sentinel-2 mostram uma comparação dos rios Yangtze e Jialing nos últimos três anos. Temperaturas mais altas do que o normal aumentam a evapotranspiração das águas do rio e, juntamente com a falta de precipitação, resultam em níveis de água mais baixos e transporte de sedimentos a jusante, o que explica a diferença significativa de cor do Yangtze em 21 de agosto de 2022.

- Publicidade -

Os principais destaques do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus sobre 2022 podem ser lidos detalhadamente (em inglês) aqui.