- Publicidade -

O que é agricultura biodinânica?

Criada para recuperar a qualidade dos alimentos, a agricultura biodinâmica não usa químicos e respeita o ciclo natural da plantação

agricultura biodinâmica
Foto: Weleda

No início do século 20, o filósofo austríaco e fundador da antroposofia, Rudolf Steiner, criou a agricultura biodinâmica como uma forma de resgatar a qualidade dos alimentos.  A prática agrícola é conhecida por não usar químicos e respeitar o fluxo natural de crescimento da plantação, assim, possibilitando uma integração do cultivo ao ambiente em que está inserido através de um sistema diversificado, integrado e autossustentável.

- Publicidade -

Considerado a primeira linha de manejo sustentável a surgir, assim como todas as agriculturas de base ecológica, o cultivo biodinâmico possui características próprias. Com destaque para o uso de preparados biodinâmicos, que enriquecem o solo e o calendário astronômico que, além das fases da lua, usa outros astros, como as constelações, planetas, entre outros, para reger os elementos da terra, o que contribui para a qualidade das plantas.

Os preparados são considerados pré-requisitos da agricultura biodinâmica e podem ser de dois tipos: dinamizados e de composto. Entre os dinamizados, o Chifre Sílica é produzido através de quartzo para estimular a fotossíntese e o Chifre-esterco é feito de esterco bovino aplicado no solo de plantio antes de semeadura ou transplante, tendo como objetivo melhorar a vida e equilibrar os nutrientes do solo.

agricultura biodinâmica
Foto: Weleda

Mas quais as vantagens da agricultura biodinâmica? Além da capacidade de regenerar paisagens e a produtividade do solo, este tipo de cultivo produz e economiza água e demais recursos naturais, e respeita o tempo e o ciclo de plantas. Ao ter cuidado com o momento certo de cultivo, considerando as condições climáticas, há uma garantia maior que a planta estará com os ativos necessários para a produção de medicamentos ou cosméticos sustentáveis.

Outro ponto importante do cultivo biodinâmico é a biodiversidade. Em uma propriedade biodinâmica, há várias espécies de animais, plantas, microrganismos, e todos vivem de maneira equilibrada. Tem o cultivo para alimentação, medicamentos, ou outro fim e a própria vegetação nativa da região. Respeitar essa biodiversidade significa reduzir a pressão nos sistemas de cultivo de interesse econômico, o que gera uma menor necessidade de usar substâncias de controle de pragas e doenças.

- Publicidade -

Além disso, os processos da agricultura biodinâmica são limpos, por não emitirem fumaças tóxicas no ar e nem resíduos perigosos nos rios e nos mares.

horta mãos
Foto: Jonathan Kemper | Unsplash

Agricultura biodinâmica para medicamentos e cosméticos

Algumas empresas estão engajadas em promover esse tipo de agricultura sustentável, como a Weleda, marca suíça de medicamentos antroposóficos e líder mundial em cosméticos orgânicos. A empresa também fundada pelo criador da agricultura biodinâmica, carrega como um de seus pilares a sustentabilidade e utiliza ativos naturais biodinâmicos em suas fórmulas.

Com oito jardins próprios e mais de 50 fornecedores certificados ao redor do mundo onde são plantadas as matérias-primas, a Weleda produz medicamentos antroposóficos e cosméticos orgânicos.

- Publicidade -
agricultura biodinâmica
Foto: Weleda

A agricultura biodinâmica é totalmente sustentável, livre de agrotóxicos, tem adubo natural, e as plantas se misturam, o que garante a vitalidade que o ambiente completo precisa. Com ela, é possível cuidar da natureza sem agredi-la, ao mesmo tempo repondo o que tirou. Isso porque após colher e triturar as plantas, os resíduos voltam para o jardim para virar um composto orgânico, que é utilizado como adubo.

A conservação da biodiversidade, um solo forte e saudável, e uma matéria-prima natural e de altíssima qualidade são fundamentais para a agricultura biodinâmica e influenciam na preservação do meio ambiente, bem como a utilização de produtos e medicamentos com ativos sustentáveis.

Agricultura Biodinâmica x Agricultura Orgânica

O cultivo biodinâmico faz parte do orgânico, porém, se diferenciam em algumas partes. Para a agricultura biodinâmica é necessário utilizar os preparados biodinâmicos e o calendário astronômico. Enquanto a agricultura orgânica tem a possibilidade de usar, sem a obrigatoriedade, os dois pré-requisitos da biodinâmica.

Outra diferença é o uso de esterco de animais em confinamento na orgânica – desde que seja feita uma análise de metais pesados -, e sementes com tratamento.  Mas ambas têm suas semelhanças, como a preservação da biodiversidade, o cuidado com os animais e as plantas, e a adubação orgânica.

jovem horta
Foto: Le Potager d’Arthur

Conheça a autora

Este artigo foi escrito por Luzia Pereira, engenheira agrônoma da Weleda. Luiza é formada em Engenharia Agronômica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Júlio de Mesquita Filho – FCAVR – Campus de Registro, com especialização em Agricultura Biodinâmica pelo Instituto Elo – Botucatu – Universidade de Uberaba. Atua na Weleda do Brasil desde 2016, com foco no acompanhamento da cadeia produtiva de medicinais.

produtos Weleda
Foto: Divulgação | Weleda