- Publicidade -

Composto orgânico é distribuído gratuitamente no Anhangabaú (SP)

Para uso doméstico, os saquinhos de adubo ajudam a fortificar as plantas sem uso de agrotóxicos

Composto orgânico São Paulo
O material é fruto dos resíduos coletados das feiras e jardinagens da cidade. | Foto: Cesar Ogata | Secom

Restos de alimentos das feiras e resíduos da jardinagem são transformados em composto orgânico pela prefeitura de São Paulo. O rico adubo ajuda a fertilizar plantas e hortas para que cresçam fortes e saudáveis sem uso de agrotóxicos. Quem tiver interesse em conhecer o produto pode aproveitar que, nesta semana, 1.500 unidades de compostos estão sendo distribuídos aos moradores no centro da capital – mais especificamente no Vale do Anhangabaú.

- Publicidade -

Os compostos orgânicos fazem parte da tenda de conscientização ambiental montada pela Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) durante o Mutirão Nacional do Emprego 2023. O evento, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, acontece até a próxima sexta-feira (4), sempre das 10h às 15h.

Mas, quem não puder aproveitar a oportunidade, saiba que os saquinhos de composto orgânico são fornecidos de graça de forma permanente – saiba mais aqui.

Composto orgânico

Os resíduos orgânicos representam cerca de 50% de todo o resíduo sólido gerado nas cidades. No meio ambiente, os materiais orgânicos se degradam sozinhos, reciclando os nutrientes em processos como os ciclos do carbono e do nitrogênio. Já nos espaços urbanos, o grande volume de resíduos orgânicos é desperdiçado: restos de alimentos são despejados em lixeiras indo parar em aterros sanitários.

Individualmente, podemos amenizar esse problema adotando composteiras domésticas, uma vez que a cidade de São Paulo – como a maioria das capitais brasileiras – ainda não possui um sistema de coleta seletiva de orgânicos destinada à compostagem.

- Publicidade -

Mas, se não há um serviço de coleta domiciliar como são produzidos os compostos orgânicos distribuídos pela prefeitura? A cidade possui pátios de compostagem abastecidos por restos de frutas, verduras e legumes de feirantes. São alimentos que, ao invés de irem para o lixo, são dispostos em sacos e os agentes de limpeza recolhem o material e os encaminham para os pátios de compostagem.

pátio de compostagem
Pátio de compostagem da Sé. | Foto: Amlurb

Os resíduos alimentares são ainda misturados com restos de poda de árvore picada e palha. Em leiras acontece o processo de compostagem, que leva em torno de 120 dias para decomposição. Ao todo, a cidade possui cinco pátios de compostagem. Veja onde e como adquirir composto orgânico em qualquer época do ano!

recicláveis por adubo
Foto: Prefeitura de São Paulo

- Publicidade -