- Publicidade -

Estudo sugere que ferver água evita ingestão de microplásticos

Segundo os cientistas, ferver a água da torneira por 5 minutos e depois filtrar pode eliminar em até 90% a presença de microplásticos

ferver água
Foto: Ken Boyd por Pixabay

Infelizmente os microplásticos estão em toda a parte. Notícias de estudos que localizaram estas partículas nos lugares mais remotos do planeta e até mesmo dentro do nosso corpo são cada vez mais comuns. Estes minúsculos pedacinhos de plástico estão na comida, na chuva e até mesmo na água que bebemos. Mas, uma solução simples pode ajudar a reduzir o problema: um estudo publicado no final de fevereiro sugere que ferver a água ajuda a reduzir a ingestão de microplásticos.

- Publicidade -

A  pesquisa foi publicada na Environmental Science and Technology Letters e investigou a eficácia da fervura da água da torneira na eliminação de microplásticos. Segundo os cientistas, ferver a água durante cinco minutos pode resultar numa diminuição de 90% de microplásticos potencialmente perigosos.

ferver água microplásticos
Foto: Environmental Science and Technology Letters

Os microplásticos e nanoplásticos, minúsculos pedaços de plástico que medem de 0,1 a 5000 μm e de 1 a 100 μm, respectivamente, contaminam a água que bebemos, colocando em risco a saúde humana.. O seu impacto no corpo humano ainda está sendo estudado mais profundamente, mas estudos recentes encontraram microplásticos nem artérias entupidas de pacientes cardíacos, por exemplo.

A Organização Mundial de Saúde alerta que são necessários  mais estudos sobre como os microplásticos influenciam a saúde humana. Embora certos plásticos sejam considerados inócuos, outros, como o poliestireno, demonstraram causar danos celularesinflamação intestinal e diminuição da fertilidade em ratos.

Ferver a água é eficiente?

O estudo procurou avaliar a antiga prática de ferver água, comum em vários países asiáticos, e o seu potencial para remover nanoplásticos e microplásticos da água da torneira. Os pesquisadores investigaram se este método tradicional poderia oferecer uma resposta viável ao problema.

- Publicidade -

Para a análise, foram fervidas amostras de água da torneira contendo minerais comuns, bem como três compostos microplásticos típicos – poliestireno, polietileno e polipropileno. Após ferver as amostras por cinco minutos e depois resfriá-las, foi detectada uma redução significativa nos microplásticos.

ferver água microplásticos
Estudo avaliou o comportamento de diferentes partículas de plástico na água fervendo. Foto: Environmental Science and Technology Letters

Em águas mais duras, aquelas com uma maior concentração de sais de cálcio e magnésio, o carbonato de cálcio solidificou a temperaturas mais elevadas, retendo as partículas de plástico, e gerando uma redução de 90% destas partículas.

“O carbonato de cálcio na água dura torna-se sólido a temperaturas mais elevadas, retendo as partículas de plástico no seu interior”, explicam os investigadores. Esta descoberta oferece uma nova possibilidade sobre a química que sustenta a eficiência da ebulição, explicando por que este método é tão poderoso na redução de microplásticos na água.

- Publicidade -

Duas etapas: fervura e filtragem

O estudo oferece uma estratégia em duas etapas para solucionar com eficiência o problema dos microplásticos na água. Ferver a água proporciona uma redução inicial e, quando combinada com um filtro de café básico para remover o cálcio endurecido, a abordagem se torna viável e prática. Este método combinado aborda partículas potencialmente prejudiciais (plásticos e excesso de sais de cálcio e magnésio) de uma maneira simples e eficaz.

ferver água microplásticos
Infográfico do experimento. Imagem: Environmental Science and Technology Letters

O estudo revela um caminho acessível para resolver o problema: ferver a água da torneira durante cinco minutos, seguida de uma simples etapa de filtragem.

Mas é importante ressaltar que o problema da poluição plástica envolve necessariamente a redução na produção de itens que usam este material, em especial os produtos de uso único que são utilizados por alguns momentos e permanecem no planeta por séculos.

Para ler o estudo completo (em inglês) clique em Drinking Boiled Tap Water Reduces Human Intake of Nanoplastics and Microplastics.

economia circular plástico
A cada ano, 325 milhões de quilos de resíduos plásticos chegam até os oceanos. Foto: Ricardo Gomes | Instituto Mar Urbano