O natal está chegando e as ruas, avenidas e casas demonstram o espírito natalino em cada uma de suas decorações. É possível deixá-las mais sustentáveis, através do reaproveitamento de materiais que seriam facilmente descartados, como as garrafas PET. Por isso, o CicloVivo dá a dica de como transformar essas garrafas plásticas em um sino de natal.

Material

– Estilete; Tesoura; Prego; Martelo;

– Garrafas pet (de preferência de Fanta porque tem essa "cinturinha" dando um formato de sino);

– Bolinhas de enfeite de natal que você usou no outro ano;

– Fios de nylon; Laços de fita; Festão; Pinha;

– Tinta acrílica; Pincel;

– Purpurina ou cola com glitter.


Foto: Fernanda D'Addezio/CicloVivo

Método

Pegue a garrafa PET – de preferência de fanta ou alguma outra marca que tenha este formato de sino, e corte-a a seis centímetros da curva. Para começar a cortar use primeiro o estilete e em seguida termine o corte com a tesoura. Se você quiser dar um acabamento “liso” no sino passe, rapidamente, a parte cortada em uma chapa quente. Você pode também usar tesouras serrilhadas, neste caso, não é necessário fazer o acabamento.

Para fazer o pêndulo do sino, utilize as bolinhas de natal que já tem lugar certo pra amarrar o fio de nylon. Passe o fio pela tampinha da garrafa, que deve ser previamente furada com o auxílio do prego e do martelo, e faça um nó na ponta de cima e tampe. Amarre a ponta do fio que ficou para dentro do sino na bolinha de natal.

Para dar um acabamento o ideal é usar tinta acrílica e jogue um pouco de purpurina. Amarre as fitas e coloque o festão. Se for possível use pinhas para enfeitar o sino. Você pode fazer um enfeite utilizando duas garrafas, para isso basta unir com um nó, as pontas dos fios de nylon que ficam para fora da tampinha e o seu enfeite estará pronto.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.