- Publicidade -
sujo cozinha
Não negligencie sua bancada e pia de cozinha. | Foto: Gareth Hubbard | Unsplash

Muitos cômodos do lar podem passar dias sem ao menos uma leve limpeza, enquanto outros precisam de cuidado constante. A cozinha é, sem dúvidas, exemplo disso. A louça suja na pia, a gordura que impregna no fogão e alimentos que caem no chão são apenas algumas das situações rotineiras da cozinha. Entretanto, a sujeira na cozinha vai muito além, podendo até causar contaminação cruzada.

- Publicidade -

O CicloVivo traduziu dicas do The Spruce sobre locais que você pode estar esquecendo de limpar na cozinha no dia a dia, tornando esse pontos bastante insalubres. São lugares que passam despercebidos e, por isso, são talvez os mais sujos, confira abaixo.

Qualquer botão, alça e painel de toque

Todo aparelho em sua cozinha possui algum tipo de painel de controle ou alça que é tocada cada vez que é usada. É importante lembrar de lavar todos esses botões, alças ou painéis de toque (touchpads) semanalmente, pois muitas vezes são ignorados. Especialmente se você estiver tocando enquanto cozinha ou manuseando alimentos crus. Certifique-se de limpar os puxadores de armários de cozinha, alças de eletrodomésticos e painéis de controle usando um limpador desinfetante em spray e um pano limpo ou papel toalha.

Pia

Mesmo que haja muita água correndo pela sua pia de cozinha, provavelmente há micróbios escondidos na superfície, especialmente nas fendas onde a pia se une à bancada, ao redor do ralo e nas tampas do lixo.

A pia da cozinha deve ser desinfetada após cada preparação de refeição, lavagem de louça ou pelo menos uma vez por dia, e não se esqueça do escorredor de louças, da torneira e das áreas próximas à pia. Elas capturam todos os respingos quando você enxágua alimentos contaminados. Use um limpador de pia que contenha um agente desinfetante na área.

- Publicidade -

Esponjas e escovas

Esponjas de cozinha e escovas de limpeza abrigam níveis elevados de bactérias, se não forem lavadas e desinfetadas adequadamente. Eles devem ser lavados em água quente após cada preparação de refeição ou sessão de limpeza. Se você usa bucha vegetal, entre os usos, pendure-a para secar.

Geladeira

alimentos na geladeira
Foto: Ello | Unsplash

Mesmo com as baixas temperaturas, algumas bactérias bastante prejudiciais podem crescer dentro da geladeira. A maioria das frutas e legumes permanecerão frescos por mais tempo se não forem lavados antes de serem armazenados. Mas, neste caso, é importante lavar as gavetas com frequência para evitar futuras contaminações, pois resíduos de alimentos ou bactérias podem ser deixados para trás.

A mesma coisa acontece com carne crua que é armazenada na geladeira. Vazamentos na embalagem e líquidos se acumulam nas gavetas e ao longo das bordas das prateleiras.

- Publicidade -

Para se livrar de qualquer tipo de bactéria, bem como leveduras e mofo, remova as gavetas ou prateleiras da geladeira, se possível, mensalmente e lave as superfícies com detergente suave e água quente ou morna. Seque com um pano limpo ou papel toalha. Entre as limpezas completas, limpe qualquer coisa que caia/derrame na superfície interna da geladeira.

Outra dica é tirar o pó da parte superior do eletrodoméstico e aspirar por trás e por baixo também. Poeira nas bobinas faz com que a geladeira trabalhe mais para se manter fresca, usando mais energia, e partículas de alimentos escondidas embaixo são ímãs para insetos.

Tábuas de corte

sujo cozinha
Foto: Sergei Sushchik | Unsplash

Tábuas de corte, especialmente tábuas de madeira, podem abrigar bactérias nos pequenos recantos que aparecem depois de apenas um uso. É importante ter pelo menos duas tábuas de corte separadas: uma para frutas e legumes e outra para carnes. Isso reduzirá a contaminação cruzada durante o preparo das refeições.

Lave cada tábua após cada uso com água quente e sabão e enxágue bem com água quente. Em seguida, seque completamente com um papel toalha ou um pano de prato limpo. Não deixe as tábuas escorrerem para secar, porque as bactérias adoram um ambiente quente e úmido.

Cafeteira, liquidificador e pequenos eletrodomésticos

Mesmo a água limpa que fica em um ambiente quente e úmido, como uma cafeteira, pode criar um ambiente perfeito para bactérias, leveduras e mofo. Alguns pequenos eletrodomésticos devem ser limpos após cada uso. Pelo menos semanalmente, desmonte e limpe os pequenos eletrodomésticos completamente. Alguns componentes podem ser colocados na lava-louças com segurança e outros devem ser lavados em água quente e sabão e, em seguida, enxaguados em água quente e secos por completo.

A mesma rotina de limpeza deve ser aplicada a utensílios como abridores de latas, colheres de medição e xícaras.

Lancheiras e sacolas de compras

Nova Zelândia sacolas
Foto: Markus Spiske | Unsplash

Cada vez que você usa um recipiente reutilizável ou uma lancheira, sacola de compras (ecobags) ou garrafa de água reutilizável, há a possibilidade de contaminação cruzada por bactérias, a menos que o produto tenha sido limpo corretamente.

Os recipientes devem ser lavados em água quente e sabão, enxaguados em água quente e secos. Uma dica adicional para as sacolas de compras é mantê-las separadas: designe uma ou mais para produtos de limpeza, uma para frutas e legumes crus, uma para carne crua e outra para produtos embalados.

Bancadas

Não negligencie suas bancadas de cozinha, pois muitas vezes são áreas onde bolsas, sacolas de compras e outros itens são colocados diariamente, além de ser um lugar para preparar alimentos.

Pegue um pano limpo e spray desinfetante, limpe antes de preparar os alimentos ou pelo menos uma vez por dia. Evite ao máximo a esponja ou o pano de prato usado, pois eles podem estar abrigando bactérias e germes.

Pelo menos semanalmente, reserve um tempo para limpar os cantos, sob pequenos eletrodomésticos e ao longo das bordas entre o fogão ou a geladeira e a bancada. Você não imagina o que está escondido nesses espaços úmidos e escuros.

Saleiros e pimenteiros

Por fim, mas não menos importante, um último ponto sujo a considerar são os saleiros e pimenteiros da cozinha. Os saleiros e pimenteiros são frequentemente usados e tocados com frequência durante o preparo dos alimentos. Limpe-os cuidadosamente com um desinfetante após cada preparação de refeição e uma limpeza completa a cada semana.