- Publicidade -
MART PRODUCTION
Foto: MART PRODUCTION | Pexels

Móveis e piso de madeira são clássicos. Seja um item de alta qualidade ou um simples MDF, trata-se de um elemento que traz aconchego para o ambiente. Sua característica térmica de manter a temperatura da casa neutra também é apreciada na decoração. Entretanto, na hora de cuidar da limpeza é preciso cuidado para não danificar a madeira e, pensando em uma solução mais natural, o Treehugger compartilhou uma receita de limpador natural.

- Publicidade -

O limpador é uma alternativa aos produtos comerciais de limpeza de madeira, repletos de produtos químicos agressivos. O processo de limpeza consiste em cinco etapas, confira abaixo:

Ingredientes

  • ½ xícara de vinagre branco ou de maçã
  • ¼ xícara de azeite
  • 1 colher de sopa de suco de limão (opcional)
  • 20-30 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)
  • ⅓ xícara de cera de abelha ou alternativa vegana, como carnaúba ou candelila
  • 1 ½ xícara de óleo de linhaça ou nozes
  • Água

Itens necessários

  • 6 panos de microfibra ou algodão sem fiapos
  • Frasco de spray

Retire o pó

Comece removendo a poeira e os detritos da superfície de madeira com um pano úmido. Como a água pode danificar a madeira, limpe imediatamente a umidade com um pano seco. Isso deve ser suficiente para tirar o pó regularmente, mas limpezas profundas – para remover sujeira e manchas, por exemplo – exigem mais esforço.

- Publicidade -

Faça seu próprio limpador de madeira

Azeite e vinagre compõem um potente limpador natural, suave e seguro para madeira, basta ter cautela em não usar o vinagre sozinho: o ácido acético pode estragar acabamentos. Já o azeite é um ótimo hidratante, que realça o brilho natural da madeira.

Use uma proporção de dois para um de vinagre e azeite – meia xícara a um quarto de xícara é uma boa quantidade – e depois adicione uma colher de sopa de suco de limão fresco e/ou até 30 gotas de óleo essencial de lavanda. A fragrância disfarça o odor do vinagre, mas, de qualquer forma, o cheiro forte de vinagre desaparecerá após alguns minutos.

limpar madeira
Foto: Towfiqu barbhuiya | Unsplash

Uma dica do Treehugger é usar vinagre branco para madeiras claras a médias e vinagre de maçã para as de cor mais escura.

- Publicidade -

Importante: esta solução deve ser aplicada somente em madeira com acabamento, uma vez que na madeira crua o vinagre pode manchar a peça.

Aplique na madeira

Usando borrifador em spray (ou outro utensílio que tiver disponível em casa), borrife a mistura diretamente na superfície da madeira ou aplique com um pano. Não é preciso esfregar muito; deixe o vinagre agir na sujeira e nas manchas.

Importante: antes de aplicá-la em todo o móvel, teste em uma pequena superfície da madeira para garantir que não haverá descoloração.

Pano seco

Aplique a mistura de vinagre e azeite em toda a superfície, depois volte ao início e limpe a mistura completamente com um pano limpo e seco. Deixe a madeira o mais seca possível para evitar manchas. A secagem da madeira é especialmente importante nos pisos, pois o óleo pode deixar as superfícies muito escorregadias.

Ao limpar a mistura, esfregue em círculos. O óleo nesta solução tem um efeito de polimento.

Encerando

A cada seis meses a um ano e meio, você pode encerar seus móveis e pisos. A cera esconde arranhões, aumenta o brilho, protege a madeira de manchas, entre outros danos.

Para fazer sua própria cera de madeira natural, combine uma terceira xícara de cera de abelha derretida ou alternativa à base de vegetais (como carnaúba ou candelila) com uma xícara e meia de linhaça ou óleo de noz. Deixe secar completamente para que se torne uma pasta semi-sólida.

limpar madeira
Foto: Freddy Castro | Unsplash

Ao contrário do azeite, os óleos de linhaça e de nozes são óleos secantes, que endurecem quando expostos ao oxigênio. Isso cria uma fina camada protetora sobre móveis e pisos. Aplique leve e uniformemente com um pano e trabalhe a cera na madeira, seguindo o veio. Deixe a cera de molho por cerca de 30 minutos e, em seguida, use um pano limpo para lustrá-la até obter o brilho.

Por fim, diferentes tipos de madeira requerem diferentes tipos de cuidados, por isso pesquise e, se possível, consulte o fabricante sobre a melhor forma de manter seus móveis bem conservados!