- Publicidade -
flor de maio
Foto: Maja Dumat | CC BY 2.0

Ter uma flor de maio em casa é uma ótima ideia para trazer cores para o ambiente, mesmo nos meses mais frios. Esta é uma ótima planta para quem quer deixar o seu cantinho mais bonito, sem precisar se desdobrar em muitos cuidados. Isso porque a flor de maio além de linda, é fácil de cuidar.

- Publicidade -

Normalmente, a planta traz flores vermelhas, mas existem variedades rosa, branco, roxo e laranja. A escolha pode variar com o gosto pessoal e com a decoração que a casa já tem. “Festiva, floral e cheia de cor – a flor de maio é sempre uma planta popular!”, diz o fundador da Beards & Daisies e especialista em plantas de casa, Jo Lambell.

Mas o especialista alerta que embora seja classificada como uma planta de fácil manutenção, a flor de maio não deve ser tratada como um cacto normal. “É uma epífita e é nativa das florestas tropicais do sul do Brasil, onde crescem em galhos de árvores. Por isso, seu cuidado deve ser como o de uma planta tropical”, avisa Jo.

Confira as principais dicas e cuidados para ter uma flor de maio sempre linda!
flor de maio
Foto: Maja Dumat | CC BY 2.0

1. Solo adequado

Antes de tudo, você precisa garantir que sua flor de maio esteja no tipo ideal de solo. Isso é especialmente importante a ser considerado se você estiver aprendendo a replantar ou envasar a partir de mudas.

Como qualquer suculenta ou cacto, é importante manter a planta em solo bem drenado. Outro fator importante é que as flores de maio preferem condições levemente ácidas. Usar um preparo específico para cactos pode ajudar a manter o equilíbrio certo e sua planta a florescerá.

- Publicidade -

O uso de fertilizante é bem vindo a cada duas semanas, da primavera ao outono, e uma vez por mês, durante o inverno.

2. Iluminação

flor de maio
Foto: Peter BARABAS | Flickr

A iluminação correta é fundamental para que as plantas domésticas se esenvolvam bem. No caso da flor de maio, a melhor opção é a luz solar indireta. “Ela pode lidar com pouca luz, mas a luz indireta brilhante é a ideal para esta planta e também estimulará mais flores”, explica Jo.

3. Umidade

Essas plantas gostam de umidade. Você pode borrifar sua planta regularmente ou colocá-la em uma bandeja de pedrinhas úmidas.  Isso é especialmente bem vindo durante os meses de inverno, quando o ar pode ficar mais seco.

- Publicidade -

Outra dica é colocar o vaso na cozinha ou banheiro, ambientes mais úmidos da casa e evitar lugares mais quentes e secos, como uma sala com lareira.

flor de maio
Foto: Maja Dumat | CC BY 2.0

4. Gire o vaso regularmente

Certifique-se de girar o vaso da sua flor de maio regularmente para garantir que todos os lados dela recebam uma quantidade semelhante de luz – assim o crescimento será constante e uniforme.

5. Problemas mais comuns

Todas as plantas, mesmo as fáceis de cuidar, podem ter algum tipo de dificuldade de desenvolvimento. No caso da flor de maio, Jo Lambell destaca os seguintes problemas:

  • A queda dos botões de flores pode ser atribuída a mudanças repentinas de temperatura ou ao excesso de água. Durante a estação de crescimento, é melhor manter uma temperatura de 18 a 20°C;
  • As caules murchos podem ocorrer quando a planta está muito quente ou devido à rega incorreta, em excesso ou pouca quantidade. Ajuste a luz e a quantidade de água com a qual você rega a planta, e ela deve se recuperar;
  • A descoloração acontece quando a planta é exposta a muita luz. Lembre-se, esses cactos são diferentes dos cactos do deserto e estão acostumados à luz parcial à medida que crescem naturalmente nas florestas tropicais.
flor de maio
Foto: Pixabay

6. Rega

O excesso de água é um dos maiores assassinos da flor de maio, pois pode levar a doenças como a podridão branca.Elas só precisam ser regadas uma vez a cada duas semanas durante o verão e apenas uma vez por mês durante o inverno.

Somente regue quando os 5 cm superiores do solo estiverem completamente secos, então use o dedo ou um lápis para testar seus níveis de umidade antes de cada rega. Se estiver seco, areje o solo para permitir uma distribuição uniforme.

Mas atenção: a flor de maio não tolera solo completamente seco, ao contrário de um cacto do deserto.

flor de maio
Foto: Pixabay

7. Mudas

Aprender a tirar mudas de plantas é uma maneira fácil de obter novas plantinhas. No caso da flor de maio, a propagação é fácil e a melhor época para plantar novas mudas é no início da primavera.

Veja como fazer isso:

  • Usando uma faca limpa e afiada ou uma tesoura, basta fazer um corte em forma de Y da ponta de um caule, perto das seções inferiores da planta.
  • Deixe o final do corte secar por aproximadamente um dia para evitar a podridão do caule e, em seguida, plante-o em um composto bem drenado com cerca de 1 cm de profundidade.
  • Coloque o seu bebê planta em luz solar brilhante, mas indireta e regue com moderação para evitar o apodrecimento. Normalmente, leva cerca de 12 semanas para enraizar.

Com informações de Casa.com.br

flor de maio
Foto: Pixabay