jornal japonês flores
Foto: Reprodução | Nation
- Publicidade -

Os jornais impressos dividem espaço com as telas de computadores e smartphones. Há quem critique o uso de toneladas de papel para imprimir notícias que no dia seguinte já vão estar desatualizadas e há aqueles que gostam do ritual de segurar o jornal e ler as notícias no papel. Para agradar as duas turmas, o jornal japonês The Mainichi Shimbunsha inovou e usa papel reciclado misturado com sementes de flores que atraem abelhas.

Foto: Reprodução | Nation

Desenvolvido por uma das maiores agências de publicidade do Japão, a Dentsu Inc., o The Mainichi Shimbunsha está entre os cinco mais populares do país asiático. A boa notícia é que depois de ser lido, o periódico pode ser plantado em vasos ou no solo e, depois de algumas semanas, se transforma em flores.

O “jornal verde” é feito com uma mistura de papel reciclado, água e sementes de algumas espécies de plantas com pequenas flores. A tinta usada para impressão também faz parte do processo e funciona como fertilizante. 

- Publicidade -
jornal japonês flores
Foto: Reprodução | Nation

Desta forma, o processo de reaproveitar o papel e evitar que seja descartado como os jornais tradicionais é muito fácil: basta colocar o  papel em um recipiente com terra para plantar, regar e as sementes germinam e as plantas com flores que as abelhas gostam também crescem.

jornal japonês flores
Fotos: Reprodução | Nation

A iniciativa é mais uma entre muitas ações voltadas para a sustentabilidade que o jornal japonês vem implementando nos últimos anos. Os resultados são positivos e o The Mainichi Shimbunsha tem feito muito sucesso. Muitas escolas aproveitam o jornal para educar as crianças sobre a questão ambiental e ensiná-las sobre a importância da reciclagem.

Apesar do papel semente ser usado em vários países e não ser uma novidade, a sua produção em grande escala pelo Mainichi Shimbunsha tem chamado a atenção. A ideia pode servir de inspiração para outras empresas que trabalhem com um grande volume de impressões em papel.

jornal japonês flores
Fotos: Reprodução | Nation
- Publicidade -