- Publicidade -

Secadora de roupas movida a energia solar é criada em Cuba

Arquiteta criou um eletrodoméstico sustentável que pode ser fabricado nas próprias residências.

A arquiteta cubana Dánia González criou um dispositivo que aproveita a luz do sol para secar as roupas. O novo equipamento tem baixo custo de produção, e seu principal objetivo é substituir o tradicional costume de pendurar as peças na parte de fora das casas, protegendo-as das chuvas, das partículas de poluição encontradas no ar e da incidência solar direta, que costuma desbotar as roupas.

- Publicidade -

Em artigo científico publicado pela revista cubana Energía y Tú, a arquiteta revela que, em vez de ser conectado à rede elétrica, o novo dispositivo é composto por placas de vidro e lâminas metálicas de cor preta, que provocam aquecimento no interior do equipamento e secam as roupas a partir da circulação interna de ar quente, produzido por meio da radiação solar. Veja o esquema de funcionamento (em espanhol): 


Foto: Divulgação/Dánia González

De acordo com Dánia, um dos objetivos da invenção é facilitar a secagem das roupas na parte interna das residências. Primeiramente, a secadora deverá ser direcionada às moradias sociais de Cuba, que concentram boa parte da população do país. No entanto, com a nova solução, a arquiteta pretende melhorar a estética dos grandes centros urbanos, incentivando as pessoas a não estenderem suas roupas do lado de fora de suas casas ou apartamentos.

Dánia, que também é doutora em ciências técnicas e diretora de pós-graduação do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, apoia a produção artesanal da secadora solar. A arquiteta diz que pretende convencer a população a montar seus próprios dispositivos em casa, observando as características e aperfeiçoando-as. A partir daí, se as experiências derem certo, a secadora deverá ser produzida em larga escala pela indústria do país comunista.

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo