- Publicidade -

A voz pode ser transformada em uma fonte de energia. Esse é o resultado de pesquisas realizadas por um grupo de estudos liderado pelos coreanos Young Jun Park e Sang-Woo Kim. Os estudiosos conseguiram transformar ondas sonoras em energia.

A tecnologia desenvolvida pelos coreanos tem sua base na utilização de materiais chamados de piezelétricos, que são capazes de transformar energia mecânica em eletricidade. O sistema também usou óxido de zinco, para conseguir formar um campo de nanofios entre dois eletrodos. Assim, eles conseguiram absorver muitas ondas sonoras de cem decibéis e produzir corrente elétrica de 50 milivolts.

O dispositivo seria capaz de receber as ondas sonoras e, através das vibrações mecânicas causadas por elas, os nanofios sofreriam uma série de compressão e afrouxamento. Através desse movimento a energia seria produzida.

- Publicidade -

Apesar da produção energética ainda ser muito pequenas, eles esperaram conseguir aumentar esse potencial. Se os coreanos conseguirem atingir esse objetivo, o barulho das grandes cidades, com carros e buzinas, também poderão ser transformados em eletricidade. No horário de rush, talvez fosse possível abastecer energeticamente cidades inteiras.

O principal motivador dos estudiosos foi o fato de que as baterias têm vida útil limitada. Além disso, as dificuldades são agravadas quando considera-se que quanto menor a bateria, menor a sua capacidade de armazenamento. Como o som é algo abundante e que fazemos sem esforço algum, até mesmo quando não queremos, a energia seria muito abundante.

Com informações da Revista Info / Imagem: Getty Images

- Publicidade -