Uma corda de pular que transforma os movimentos de seus usuários em eletricidade limpa foi criada pela empresa norte-americana Uncharted Play, especializada em brinquedos que assumem funções sociais. Batizada de Pulse, a corda usa a energia cinética gerada em exercícios realizados por adultos e crianças para carregar celulares, tablets e outros gadgets, sem causar impactos no meio ambiente.

O funcionamento da corda de pular especial é simples e muito inteligente: depois que o usuário começa a pular e girar o equipamento, a energia acumulada pelo exercício é convertida em impulsos elétricos, que são armazenados nas baterias, instaladas dentro dos manetes.  A partir daí, um adaptador leva a eletricidade para os gadgets – de acordo com a empresa, minutos de exercícios garantem horas de carregamento com energia verde.

Segundo os representantes da empresa, um dos objetivos da corda Pulse é incentivar a atividade física entre as crianças, fazendo com que o divertimento com os eletrônicos venha depois dos exercícios, que também são atividades atrativas. Mas a visão da empresa vai além: de acordo com o site Treehugger, o equipamento foi pensado para fornecer eletricidade a regiões carentes – assim, as crianças aproveitam a luz do sol para brincar, e, à noite, garantem energia para iluminarem suas casas.

A corda Pulse acabou de ser lançada e está em sua fase de pré-venda online, mas é preciso correr para levar uma para casa, porque, num primeiro momento, só estão disponíveis cem unidades, vendidas por 129 dólares cada (cerca de R$ 310).

Redação CicloVivo