A ideia é simples: uma pia com dois canais para que a água escorra. Um deles leva a água para a rede de esgoto e o outro leva a água para um reservatório. A água enviada para o reservatório pode ser reutilizada diretamente ou passar por tratamento antes do reuso. Para decidir para onde a água vai, basta usar a tampa do ralo, ou dos ralos.

Grande parte da água que usamos em casa, para lavar alimentos, louça, roupas ou em rotinas de higiene pessoal, a chamada água cinza, pode ser reaproveitada, ajudando assim a evitar o desperdício e preservar este valioso recurso. 

A gestão sustentável de água é um tema vital e aproveitá-la ao máximo é um dos caminhos para este processo. A maior parte da água cinza gerada pelo uso doméstico pode ser reaproveitada em outras tarefas da casa, como limpar o quintal ou o banheiro, lavar a roupa e até regar plantas.

Algumas empresas criaram pias com um reservatório lateral para acumular esta água, mas muitas pessoas deixaram de comprar o modelo porque ele ocupa um espaço muito maior em um momento em que as casas estão ficando cada vez menores.

Novas possibilidades

As pias tradicionais tem apenas um canal pelo qual a água escorre direto para a rede de esgoto, impossibilitando o seu reuso. Com isso a água vai para tratamento e só depois retorna para uso doméstico pela mesma rede, processo que envolve custos financeiros e recursos naturais.

Com esta solução simples, o uso de dois canais, é possível escolher se a água vai para a rede de esgoto ou vai ser direcionada para um reservatório e posterior reutilização. O critério fica por conta de quem está usando a água pela primeira vez e avalia a quantidade de gordura, os produtos usados e a presença de restos de comida ou matéria orgânica.

Baixo custo

Colocar mais um ralo, e acoplar um cano e um reservatório a esta nova saída de água tem um custo relativamente baixo. Outra solução é o uso de apenas um ralo, mas com uma tampa que direciona a água para dois canais distintos, como mostra o desenho. Desta forma, não se mexe na peça já existente, apenas na tubulação.

Uma instalação simples, que pode ser adaptada a diferentes modelos de pia e que pode ser a solução para aumentar a quantidade de água reutilizada em casa.