O Shopping Metrô Itaquera, na capital paulista, acaba de inaugurar sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Desenvolvida pela empresa General Water, a ETE será responsável por tratar a água utilizada no centro de compras antes de ser devolvida para o ecossistema. A expectativa é que sejam tratados nove milhões de litros de água.

Instalada no estacionamento do centro de compras, a estrutura segue todos os parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Estima-se que o processo de despoluição, em suas várias etapas, pode levar até vinte dias para ser finalizado.

“Adotar atitudes sustentáveis que contribuem para o bem-estar de todos é um dos nossos compromissos. Ao devolvermos para a natureza uma água completamente limpa e sem riscos para a população e o meio ambiente, damos um passo importante na construção do futuro que precisa ser pensado agora”, explica Izequiel Coelho, gerente de operações do empreendimento.

Foto: Divulgação

Tendência?

Este é o segundo shopping da Zona Leste de São Paulo a adotar uma estação de tratamento de esgoto. Em maio deste ano o Shopping Anália Franco inaugurou também uma ETE. De acordo com a gestão, o empreendimento garantiu o reuso de sete milhões de litros de água. Além da economia de recursos, a medida alivia a rede, que recebe um volume bem menor de despejo de esgoto.

O Shopping Metrô Itaquera vai tratar todos os resíduos por um processo biológico e, em seguida, passar por um sistema de membranas ultrafiltrantes, recebendo cloração ao final, antes de ser reaproveitada. A água pode ser então reutilizada para fins não potáveis, como descargas dos banheiros e mictórios, além do sistema de resfriamento.

Há ainda muitas outras soluções que podem ser pensadas no quesito tratamento de esgoto, trazemos duas delas onde o foco é a geração de energia: Estação de tratamento de esgoto gerará energia no Paraná e Projeto instala energia solar em sistema para tratar esgoto.