Programa CicloVivo apresenta o jogo “Cidades Sustentáveis”

O Programa CicloVivo da quarta-feira (20) apresentou o “Cidades Sustentáveis – O Jogo da Socioecoeficiência”. Para falar sobre esta ferramenta educativa, o entrevistado foi Fernando Feitoza, gerente de educação para sustentabilidade da Fundação Espaço Eco.

O jogo de tabuleiro é fruto de um trabalho de pesquisa feito desde 2009 com o objetivo de facilitar a compreensão dos conceitos da sustentabilidade e da socioecoeficiência em ambientes corporativos. Ele foi lançado pela Fundação Espaço Eco, instituída pela Basf, no final de 2012.

Esta ferramenta mostra de maneira lúdica quais são os impactos das ações e decisões no desenvolvimento de uma comunidade, nos negócios e até em uma cidade. Para que os participantes consigam mensurar as consequências de seus atos, o jogo se baseia na reconstrução de cidades abandonadas.

Durante o desenvolvimento do jogo a Fundação Espaço Eco pesquisou sobre a existência de cidades abandonadas no mundo. A partir daí, foram escolhidas três delas para integrarem as discussões aplicadas pelos participantes do jogo. Uma das cidades presentes no projeto é a brasileira São João Marcos.

Assista à entrevista completa no vídeo abaixo: