O Bicycled é um projeto espanhol criado com o intuito de transformar carros velhos em bikes novas. A iniciativa é inovadora e apresenta uma solução aos resíduos automotivos que, ao serem descartados, podem permanecer expostos à natureza por milhares de anos.

A ideia de transformar peças de carros velhos em bicicletas deu certo e o Bicycled já tem pronto o protótipo que deve servir de modelo para o restante da produção. Em entrevista ao CicloVivo, o representante da marca, Francisco Cassis, explicou que o trabalho gerou muito mais interesse do que o esperado e que agora o grupo tem o desafio de fazer o projeto crescer, de atender às expectativas e ainda ajudar a indústria local de bikes.

“Este projeto alcançou milhares de pessoas em todo o mundo e nós já temos milhares de reservas por bicicletas, então estamos buscando novas alternativas para fazer isso dar certo”, explicou Cassis. O protótipo foi feito de maneira inteiramente artesanal.

Após ser muito utilizada, os fabricantes identificaram alguns pontos a serem melhorados na bicicleta e este tem sido o foco dos esforços, para que o produto final tenha excelência em qualidade.

Conforme apresentado pela equipe, diversas partes dos veículos podem ser reaproveitadas para este novo fim. Desde pequenas lâmpadas até a correia de transmissão, tudo ganha uma utilidade diferente.

A equipe ainda não informou os preços das bicicletas e, em breve, eles pretendem divulgar mais imagens da Bicycled finalizadas e dos novos modelos que estão por vir. Mesmo assim, é possível fazer a reserva de um modelo através do site.

Veja abaixo o vídeo do making of do processo de fabricação da primeira Bicycled.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.