Diversas personalidades fizeram um apelo em favor da proteção dos oceanos na última quinta-feira (11). O grupo fez o pedido durante uma conferência francesa, em Paris, que foi organizada no Conselho Econômico Social e Ambiental francês (CESE).

Entre as celebridades, estava o filho do comandante Jacques-Yves Cousteau e o príncipe Albert de Mônaco. A ação busca chamar a atenção do maior número possível de pessoas para a causa ambiental.

“Há 68 anos, meu pai me lançou ao mar e nestes anos vi a deterioração dos oceanos", declarou Jean-Michel Cousteau, filho do comandante Cousteau e signatário do apelo. O grupo pede que seja criada uma ferramenta internacional que possa proteger a biodiversidade em alto-mar.

Segundo a ministra francesa de Ecologia, Delphine Batho, a França possui o segundo maior domínio marítimo mundial, por isso quer que este instrumento de proteção seja adotado "no fim de 2013 durante a próxima Assembleia Geral" da ONU.

Essa movimentação em favor dos oceanos deve-se, em parte, à decepção quanto às resoluções sobre o tema na  Rio+20. Apesar da expectativa, a conferência que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2012, não estabelece novas regras de proteção e também não define o que fazer em relação às águas internacionais. A realidade é que metade de toda a água salgada do mundo não está sujeita a nenhuma lei ou controle.

O documento elaborado pelo grupo afirma que os habitats de alto-mar são "o núcleo da sobrevivência da humanidade, nos alimentam, nos fornecem a metade de nosso oxigênio, equilibram nosso clima e sequestram a maior parte de nossas emissões de gases de efeito estufa. Mas, hoje as zonas de alto-mar se converteram, em parte, em um local sem lei, vítima do saque dos recursos até em suas maiores profundezas, da poluição generalizada (…) do tráfico". Com informações do G1.

Redação CicloVivo

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.