Na última segunda-feira (13), Leonardo DiCaprio reuniu apreciadores de arte contemporânea a fim de levantar fundos para financiar  projetos globais de conservação e proteção de espécies ameaçadas de extinção.

O ator promoveu um leilão com 33 obras de arte na Casa Christie's de Nova York, nos Estados Unidos. Algumas peças foram doadas, a pedido de DiCaprio, e outras foram criadas, especialmente, para o evento.

Em benefício de sua ONG, a Fundação Leonardo DiCaprio, registrou compradores de 33 países, sendo arrecadados mais de 33 milhões de dólares. Além das vendas, a fundação recebeu uma doação anônima de cinco milhões em favor da proteção dos tigres e mais 500 mil de outras pessoas, somando mais de 38 milhões.

O astro ressaltou, em discurso, que apesar de 140 mil espécies de animais e vegetais serem extintas anualmente, menos de 2% de instituições filantrópicas apoiam projetos de conservação. "Há menos de 3.200 tigres na natureza, perdemos 90% dos tubarões do mundo e podermos perder o Elefante Africano nos próximos dez anos se não tomar uma atitude."

O leilão reuniu muitos compradores e celebridades devido ao esforço de ator, que passou dias convidando pessoas e atraindo mais clientes. "Por favor, façam ofertas como se o destino do planeta dependesse de nós", afirmou ele, durante o evento.

Foi assim que um grafite em acrílico do artista britânico Banksy foi vendido por 310 mil dólares, apesar de suas obras serem muito valorizadas, esse valor é o triplo do preço estimado, de acordo com a Agência France Presse.

"Nós temos que começar a olhar para o planeta da mesma forma como olhamos para arte. Como algo de valor que podemos proteger e preservar para nossos filhos e netos", afirmou DiCaprio. Com informações da Forbes.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.