- Publicidade -

C&A lança segunda coleção de jeans rastreável

Em parceria com o movimento Sou de Algodão, marca traz peças de algodão com certificação socioambiental e rastreadas por blockchain

jeans sustentável rastreável
Foto: Divulgação | C&A

Você sabe qual a origem da matéria-prima das suas roupas? Como é feita a produção das peças? Estas perguntas podem ser importantes para muitas pessoas, principalmente aquelas que buscam adotar o consumo consciente, mas nem sempre são fáceis de responder. Neste cenário, para ajudar a promover uma cadeia de moda mais sustentável e transparente, a C&A e o movimento Sou de Algodão anunciaram o lançamento da segunda coleção de jeans rastreáveis da marca.

- Publicidade -

A ação é viabilizada pelo SouABR, programa de rastreabilidade via tecnologia blockchain, que garante a transparência da jornada de produção de cada peça, desde o plantio do algodão com certificação socioambiental até o guarda-roupa das consumidoras. Segundo a marca, a iniciativa promove uma moda com impacto positivo para trabalhadores, clientes e meio ambiente.

Segundo Hussein Rodrigues, diretor comercial da C&A, esta segunda coleção representa uma aceleração no processo de ampliação da rastreabilidade das coleções lançadas da varejista. “Esse mecanismo proporciona uma conexão tangível entre o consumidor e o processo de produção, porque permite que cada peça conte a história de seu caminho, desde a plantação do algodão até chegar às mãos da nossa cliente. Para a C&A, contar essa história é muito importante, é o nosso compromisso com a responsabilidade e a transparência”, destaca.

jeans rastreável sustentável
Fotos: Divulgação | C&A

A coleção traz 2,5 mil calças, feitas com 53.460kg de algodão produzidos em cinco fazendas brasileiras, 2.207,23 kg de fio, 3.713,40 m de tecidos da Santana Textiles, e o trabalho da confecção Emphasis. As peças estarão disponíveis em 53 lojas físicas pelo Brasil, além do app e do site da C&A, a partir de 19 de fevereiro.

Todo o algodão usado na produção do jeans dessa coleção é nacional e possui a certificação socioambiental ABR (Algodão Brasileiro Responsável). Este é um protocolo com 183 itens de verificação distribuídos em oito critérios: contrato de trabalho, proibição do trabalho infantil, proibição de trabalho análogo a escravo ou em condições degradantes ou indignas, liberdade de associação sindical, proibição de discriminação de pessoas, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente do trabalho, desempenho ambiental e boas práticas.

- Publicidade -

Ao garantir o uso dessa matéria-prima, a consumidora tem a garantia de escolher um produto que respeita o meio ambiente e as pessoas que trabalham na origem da peça.

jeans sustentável C&A
Peças da primeira coleção de jeans rastreável lançada pela C&A. Fotos: Divulgação | C&A

“O SouABR, lançado pelo Sou de Algodão, é o primeiro programa do Brasil a garantir rastreabilidade na moda. Unificar o algodão brasileiro certificado com transparência da produção na indústria têxtil é uma maneira de tangibilizar uma cadeia de valor mais responsável, que atende à demanda de um consumidor cada vez mais exigente. Uma parceria dessa magnitude amplia a visibilidade sobre a nossa fibra e o potencial competitivo que ela apresenta ao mercado”, explica Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão).

 

- Publicidade -