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C&A lança coleção de jeans mais sustentável

Peças são feitas com jeans com algodão certificado e rastreável e QR Code mostra o caminho da plantação até a loja

jeans sustentável C&A
Fotos: Divulgação | C&A

Com matéria-prima que atende a um protocolo completo de certificações, a C&A Brasil lançou sua primeira coleção de jeans com algodão certificado e rastreável. As peças têm tecnologia blockchain, que funciona como um banco de dados que registra todo o processo de produção, da plantação do algodão nas fazendas até o produto na loja.

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O objetivo é garantir o respeito ao meio ambiente e às leis trabalhistas, além da eficiência econômica. Por QR Code disponível na etiqueta do jeans é possível conferir todos os passos da roupa adquirida. A coleção possui três modelos de jeans. Foram confeccionadas mais de 7.8 mil, que estão disponíveis em 174 lojas físicas pelo Brasil, além do app e do site da C&A.

C&A jeans sustentável
Foto: Divulgação | C&A

O lançamento da C&A acontece em parceria com o movimento Sou de Algodão, pelo programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável), primeiro programa de rastreabilidade por blockchain da indústria têxtil nacional, ambos criados pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

“Em 2012, criamos um protocolo único para todos os produtores brasileiros: o programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável). É uma jornada longa conseguir levar essa certificação até a palma da mão do consumidor. Por isso, temos muito orgulho quando marcas como a C&A se unem a nós para fazer isso acontecer. Juntamos 18 fazendas e 17 produtores para produzirem a fibra que resultou em mais de 10.200 metros de tecido e 133.695 kg de fios. Tudo para atender essa cliente especial”, conta Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.

jeans sustentável C&A
Fotos: Divulgação | C&A

A certificação ABR possui 183 itens de verificação distribuídos em oito critérios: contrato de trabalho, proibição do trabalho infantil, proibição de trabalho análogo a escravo ou em condições degradantes ou indignas, liberdade de associação sindical, proibição de discriminação de pessoas, segurança, saúde ocupacional, meio ambiente do trabalho, desempenho ambiental e boas práticas.

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Jornada sustentável

Segundo a C&A, o lançamento da nova coleção é parte do compromisso da marca em promover uma moda com impacto positivo, tanto para as pessoas que trabalham no processo, como para o meio ambiente e clientes.

“A C&A entende seu papel como indutora dessas boas práticas ao mercado e sabe que a iniciativa é um ponto importante no processo de conscientização dos parceiros e, também, da cliente. A coleção é mais um grande passo em nosso compromisso de oferecer uma moda cada vez mais sustentável, responsável e com transparência. Além do algodão, temos a intenção de expandir a rastreabilidade para as coleções produzidas com viscose e poliéster mais sustentável”, destaca Hussein Rodrigues, diretor comercial da marca. Para o executivo, a rastreabilidade vai além da transparência sobre a origem do produto e as etapas de produção, também contribui para reduzir riscos socioambientais e oferece uma opção de compra mais consciente.

Desde 2006, a empresa atua para criar um ecossistema com produção mais responsável e matérias-primas mais sustentáveis. Atualmente, mais de 95% do total de algodão utilizado na produção é adquirido como Better Cotton Initiative (BCI). Além disso, desenvolve e monitora os parceiros em diversas frentes.

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Em 2022, pelo 5º ano consecutivo, a C&A foi a marca mais bem posicionada (#1) no Índice de Transparência da Moda Brasileira (ITM), iniciativa do Fashion Revolution Brasil, que mede até que ponto as políticas, práticas e impacto social e ambiental de cada cadeia de valor dos maiores varejistas brasileiros são divulgados.

Quer conhecer melhor a coleção? Clique AQUI.

jeans sustentável C&A
Foto: Divulgação | C&A

Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão responsável.