- Publicidade -

Projeto doa equipamentos para a criação de hortas em escolas públicas

O projeto Hortas Infantis envia equipamentos e auxilia na instalação de hortas em escolas infantis de Piracicaba (SP).

equipamentos kit horta esalq

Uma iniciativa de professores, alunos e funcionários do Campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, São Paulo, tem auxiliado escolas públicas da região a trabalhar a educação ambiental nos primeiros anos escolares. O projeto Hortas Infantis começou a enviar, na primeira quinzena de setembro, equipamentos para a instalação de hortas a serem utilizadas pela comunidade escolar e seu entorno.

- Publicidade -

Desde o primeiro semestre deste ano, a equipe da Esalq esteve envolvida na confecção de kits de marcenaria e produção de cantoneiras de concreto. Esse material resultou em kits recicláveis, replicáveis e padronizados para montagem de canteiros, pergolados, composteiras, banquinhos e mesas a partir de madeiras reaproveitadas e recicláveis coletadas pelos serviços de limpeza municipais e do campus da USP em Piracicaba.

Além dos materiais, a iniciativa também fornece uma cartilha com todo o passo a passo para a produção de legumes, frutas e mudas de plantas perenes como árvores, arbustos e plantas ornamentais. O time também elaborou protocolos padronizados para a criação e preparação de substratos para uso em canteiros, vasos e tubetes para produzir mudas.

Os materiais produzidos pela equipe auxiliam na escolha sobre o que plantar em cada estação do ano, com sugestões de plantios feitos em consórcio (onde uma planta beneficia da outra). Além disso, o projeto criou um portal de informação para disponibilização das experiências conduzidas pelas crianças.

Kit Marcenaria (mesas, bancos e canteiros) que vai viabilizar as atividades de plantio nas hortas | Foto: Divulgação/Esalq

“Essa iniciativa nasceu com o objetivo de promover a disseminação de hortas gerenciadas por funcionários e pais de crianças atendidas pelas unidades municipais de educação infantil no município de Piracicaba”, conta o professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), um dos líderes do projeto.

- Publicidade -

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A proposta procura contribuir com vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, dentre os quais destacam-se: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.

Mais hortas pela cidade

O próximo passo é a instalação desses equipamentos em dez instituições de ensino da rede municipal de Piracicaba. A equipe da USP e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) já estiveram na Escola Municipal Olívia de Almeida Carvalho Feres, que atende 312 crianças de até 5 anos.

“Essa ação possibilita que nossas crianças tenham contato direto com o meio ambiente e tomem consciência de que nossos alimentos nascem da terra”, celebra a diretora da escola, a professora e bióloga Cassia Souza. “A instalação da horta está alinhada ao nosso projeto anual e, portanto, conseguimos assim melhorar ainda mais a qualidade no atendimento às crianças e às famílias”, complementa a diretora.

- Publicidade -

A rede municipal de ensino de Piracicaba conta com 124 escolas e atende 37 mil estudantes. Kelly Monaco Coletti, assessora de Projetos de Educação Ambiental do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental da SME de Piracicaba, revela seu entusiasmo nessa parceria com a Esalq. “É uma ação que aproxima e favorece a rede municipal, auxilia na formação dos estudantes da Esalq e pode, quem sabe, estimular outras iniciativas que venham fortalecer a qualidade do ensino em Piracicaba. Temos muitos desafios pedagógicos, mas em iniciativas como esta percebemos que os resultados poderão chegar até as famílias, que quem sabe deverão fazer uso daquilo que essa horta vier a oferecer logo mais.”

Para saber mais sobre o projeto Hortas Infantis clique aqui.

As informações são da USP e da Esalq.