Hortas orgânicas nutrem crianças de escolas em Jundiaí

Alimentos frescos e livres de agrotóxicos garantem refeições saudáveis no interior paulista.

alimentação Jundiaí
Horta Vale Verde. | Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 1997, o projeto “Vale Verde” visa melhorar a qualidade de vida dos alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino em Jundiaí, interior de São Paulo, por meio de uma alimentação saudável e isenta de agrotóxicos. A cidade também é a primeira a acrescentar PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) nas refeições.

Além dos plantios dentro das unidades escolares, há uma horta orgânica principal, localizada na Etec Benedito Storani. Tal horta possui uma área de 15 mil metros quadrados de área cultivável – sendo responsável pelo principal abastecimento das escolas.

alimentação Jundiaí
Horta da EMEB Hermenegildo Martinelli Comendador. | Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto é reconhecido nacionalmente e a horta certificada pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA).

Segundo a prefeitura de Jundiaí, a produção atende todas as escolas municipais com produtos como rúcula, alface, cheiro verde, couve e PANC como vinagreira, ora-pro-nóbis, moringa, entre outras. As refeições das unidades integrais de Educação Infantil I recebem quase 100% da produção, e as demais escolas recebem quase 60%.

O espaço de cultivo também recebe os pequenos estudantes, de forma a inserir a importância dos alimentos frescos, orgânicos e saudáveis. É uma forma deles verem na prática de onde vem os alimentos e parte do trabalhado realizado até que uma simples alface chegue na mesa.

alimentação Jundiaí
Contato direto das crianças com a horta da EMEB Aparecido Garcia. | Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Ao ajudar no cultivo da horta, as crianças aprendem sobre a importância de uma dieta variada e o objetivo é que, em 2023, 100% das escolas municipais contem com as suas próprias. Inserimos hortaliças e alimentos de boa qualidade desde a Educação Infantil I”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Pancs Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

À frente destas ações, está o Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), da Unidade de Gestão de Educação da cidade.

Áreas públicas viram horta

Jundiaí horta
Foto: Arquivo Prefeitura de Jundiaí

Outro trabalho interessante realizado em Jundiaí é a disponibilização de terrenos públicos ociosos para a criação de hortas comunitárias urbanas. O programa visa promover a segurança alimentar, gerar fonte de renda alternativa para a população e estimular o surgimento de áreas hoje sem uso em ambientes mais agradáveis de se viver. Saiba mais aqui.

LEIA MAIS: