Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica é reinaugurado em SP

Projeto estimula a educação ambiental de crianças em visitas escolares e contribui para a recuperação do bioma

centro de referência mata atlântica educação ambiental
Mais de 4 mil alunos e alunas já visitaram o projeto. Foto: Kimberly-Clark

Como parte das comemorações pelo Dia da Mata Atlântica, o Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica (CRSMA), mantido pela Kimberly-Clark foi reinaugurado depois de passar por uma remodelação. Localizado em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, no terreno do Centro de Distribuição da empresa, o local recebe crianças da região, estimulando a educação ambiental por meio de visitas guiadas e faz parte da meta global da multinacional de redução da pegada florestal natural em 50% até 2025.

As atividades do CRSMA geram conhecimento sobre questões socioambientais, científicas e contribuem para a conservação da natureza. Os três pilares de atuação – “Pesquisa Científica da Biodiversidade de Fauna e Flora”, “Uso Social e Educacional” e “Formação e Capacitação de Estudantes e Educadores” – oferecem oportunidades de integração e conhecimento sobre aspectos ambientais relevantes.

Desde 2012, a Kimberly-Clark já plantou 12 mil mudas de árvores nativas com o objetivo de apoiar a recuperação da Mata Atlântica e preservar o corredor ecológico que fica entre a Serra do Mar e Serra do Itapeti. O mapeamento de espécies da fauna local já identificou a presença de 19 espécies de animais na região, sendo algumas ameaçadas de extinção. O retorno desses animais para a região indica um bom ritmo de recuperação da vegetação e das nascentes.

sagui da serra escuro
Sagui da Serra Escuro. Foto: Kimberly-Clark

Em 2024, a unidade passou por uma remodelação com o objetivo de enriquecer a experiência e melhorar o aproveitamento das visitas escolares que acontecem desde 2017. Organizadas em conjunto com as Prefeituras de Mogi das Cruzes e Suzano (SP) para crianças de 6 a 10 anos, as atividades são conduzidas por monitores capacitados e fazem parte de um plano de promoção da educação ambiental para a população. De 2017 até 2023, mais de 4 mil alunos tiveram a oportunidade de visitar o espaço.

“Temos muito orgulho das ações para preservação e manutenção de um bioma tão importante quanto a Mata Atlântica. Queremos estimular cada vez mais estudos, vivências e aprendizados com esse projeto”, conta Raisa Abdalla, gerente de sustentabilidade para a América Latina da Kimberly-Clark. “As melhorias que fizemos este ano vieram para estimular a educação e envolvimento das gerações futuras com o ecossistema. Só no ano passado, impactamos mais de mil alunos de Mogi das Cruzes e Suzano”, completa.

Os estudos realizados pelo Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica na região já resultaram na elaboração de Políticas Públicas de Conservação, Preservação e Restauração da biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

centro de referência socioambiental Mata Atlântica
Centro de referência foi reinaugurado depois de remodelação. Foto: Kimberly-Clark

Dentre os projetos conduzidos no local, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), são estudos e trabalhos em torno da presença de espécies bioindicadoras, como formigas e abelhas, que indicam a condição ambiental do local, reforçando os projetos de conscientização da preservação das espécies na região. Ao todo, desde 2018, oito publicações científicas foram produzidas pela equipe de pesquisadores do local.

Projetos como o CRSMA fazem parte da estratégia de sustentabilidade da Kimberly-Clark com metas para enfrentar desafios ambientais e sociais e reduzir o impacto da companhia. Essas metas incluem a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e a redução pela metade das pegadas de carbono, florestal, hídrica e plástica, além do olhar também para o impacto social.

centro de refeência educação ambiental Mata Atlântica
Foto: Kimberly-Clark