- Publicidade -

Proteção Animal Mundial convoca voluntários no Brasil

ONG lança seu 1º Programa de Voluntários no país para ampliar a defesa de animais em todo o território nacional

proteção animal mundial
Foto: Reprodução | Proteção Animal Mundial

Se você sempre teve vontade de se envolver mais ativamente na defesa de animais, esta pode ser a sua chance. A Proteção Animal Mundial, organização internacional sem fins lucrativos que atua há mais de 70 anos em diversos países na defesa dos direitos e bem-estar dos animais, abriu inscrições para o seu primeiro Programa de Voluntários.

- Publicidade -

O objetivo é ampliar a atuação e a visibilidade das atividades desenvolvidas pela ONG no Brasil até 2030 por meio da mobilização de pessoas, em ações online e offline, eventos, formações e pesquisas. Até dezembro, a meta é conquistar, pelo menos, 100 voluntários.

proteção animal mundial voluntáriado
Foto: Reprodução | Proteção Animal Mundial

“O Programa de Voluntários busca proporcionar uma experiência enriquecedora, além de mobilizar indivíduos que ainda não estejam conectados com a organização e com a causa animal. Embora o programa não ofereça nenhuma contrapartida financeira, o que é característico de qualquer ação voluntária, a participação é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos com profissionais de diferentes formações profissionais e encontrar indivíduos que compartilham dos mesmos valores”, afirma Elcio Figueiredo, Head de Engajamento e Captação de Recursos da Proteção Animal Mundial.

A instituição atua tanto na defesa de animais criados para produção de proteína animal quanto de animais silvestres, que perdem habitats nas queimadas e na expansão do agronegócio.

proteção animal mundial
Foto: Reprodução | Proteção Animal Mundial

O objetivo do Programa é ampliar o alcance de campanhas e ter um público mais engajado nas redes sociais, além de criar um vínculo com os voluntários e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

- Publicidade -

O projeto inclui ações para atividades online e offline por meio de um grupo comprometido de apoiadores; construir relacionamento com pessoas interessadas em agir em prol dos animais; aumentar a conscientização nacional sobre a causa; e melhorar a oportunidade de arrecadação de fundos local para ampliar as campanhas da ONG.

“Esses incêndios, em sua maioria, são provocados para permitir a plantação de grãos utilizados na fabricação de ração, que, por sua vez, alimentam animais destinados à pecuária industrial, a exemplo de porcos e galinhas que, majoritariamente, não são tratados como seres vivos, mas sim commodities. Tudo está interligado, causando impacto no bem-estar animal e também no meio-ambiente. É esse cenário que precisamos mudar e os voluntários serão fundamentais no trabalho de conscientização da sociedade para permitir que essa mudança ocorra”, explica Figueiredo.

A essência da atuação da Proteção Animal Mundial é a senciência, conhecimento científico que tem avançado nas últimas décadas mostrando que, assim como os seres humanos, os animais também têm a capacidade de sentir. Isso inclui estados e emoções positivos e negativos que são bastante complexos, como mágoa, empatia, medo, prazer e alegria.

- Publicidade -
comércio de animais silvestres
Foto: Tim Gerard Barker | Proteção Animal Mundial

Perfil para voluntários e voluntárias

Segundo a ONG, os voluntários e voluntárias encontrarão diversas oportunidades dentro do programa:

  • Capacitação profissional e pessoal;
  • Aprimoração de currículo;
  • Networking dentro e fora do terceiro setor;
  • Oportunidade de engajar com a causa;
  • Ajudar a melhorar a vida dos animais no Brasil;

De forma prática, é possível optar por contribuir apenas com atividades online, apenas atividades offline ou ambas, além de participar de treinamentos técnicos sobre as agendas da organização.

Proteção Animal Mundial bem-estar animal
Foto: Proteção Animal Global

No site da Proteção Animal Mundial, está escrito que a ONG busca “pessoas interessadas em se conectar com a nossa causa: ‘Tornar o mundo mais justo para os animais’”. O voluntário da Proteção Animal Mundial será o responsável por repercutir as mensagens que irão proteger os animais de fazenda e animais silvestres e promover sistemas éticos e sustentáveis. Algumas características importantes:

  • Amor pela transformação social
  • Comprometimento
  • Conexão com a causa animal
  • Desenvoltura e ímpeto para articular ações

Gostou da ideia? Para se inscrever no Programa de Voluntários da Proteção Animal Mundial e fazer parte dessa jornada de defesa dos direitos dos animais, basta ser maior de 18 anos e acessar o link.