SO+MA reciclagem Salvador
Foto: Pixabay
- Publicidade -

O Programa SO+MA Vantagens vai ser expandido em Salvador, em parceria com a prefeitura da cidade. A iniciativa já conta com duas unidades e mais de 2 mil famílias participantes e terá sua presença ampliada na capital baiana com a instalação de mais 10 casas até fevereiro de 2021 em diversos bairros.

Com patrocínio do Grupo HEINEKEN no Brasil, a expansão do projeto chega em um momento em que as discussões sobre saúde pública, desigualdade social, educação e destinação correta de resíduos ganha destaque com a pandemia.

“Queremos estimular novos comportamentos e mostrar que as boas atitudes geram impacto positivo e oportunidades, como se capacitar, por exemplo. E um hábito fundamental que necessitamos criar é o da reciclagem”, comenta Claudia Pires, fundadora da SO+MA.

- Publicidade -

Recicláveis viram vantagens

Imagem: SO+MA

A SO+MA Vantagens atua como um programa de incentivo totalmente gratuito em que as pessoas cadastradas pontuam de acordo com o material reciclável entregue, como garrafas PET, latas de alumínio, plástico, ferro, papel, papelão, vidro e óleo usado.

Os participantes acumulam pontos que podem ser trocados por diversos serviços, a exemplo de cursos profissionalizantes, exames médicos, alimentação básica e produtos de higiene, oferecidos por mais de 18 parceiros.

“Acreditamos na importância deste programa como uma solução não só para os resíduos sólidos da cidade, como também uma contribuição para diminuir a desigualdade social. É gerando oportunidades e capacitando a população das comunidades que vamos alcançar a transformação social e contribuir para mudar a realidade de Salvador, quarta maior cidade do Brasil e umas das 40 do mundo que estão adotando ações climáticas relevantes para um futuro mais sustentável”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Resultados positivos

Foto: Pixabay

Considerando as primeiras instalações do programa em 2019, em apenas duas localidades, já foram mais de 155 toneladas de resíduos desviados do aterro e encaminhados corretamente para reciclagem. A iniciativa trouxe ainda outros impactos ambientais positivos:

  • Mais de 2,5 milhões de litros de água que deixaram de ser contaminados com a entrega de 2.368 litros de óleo.
  • Economia de 216.873,67Kwhde energia, o suficiente para abastecer mais de 26 milfamílias por dia.
  • Preservação de 922 árvores.
  • Economia de quase 1,1 milhão de litros de água, o suficiente para abastecer 6.102 pessoas por um dia.
  • Redução da emissão de quase 500 toneladas de CO2, compensando a emissão diária de 95.589pessoas.

O programa é o único da cidade de Salvador habilitado para receber material em vidro, um dos resíduos mais recebidos pelo SO+MA Vantagens que encaminha o material para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN). A iniciativa recolhe ainda papel e papelão, embalagem cartonada, garrafa pet, plástico, sucata, óleo de cozinha, alumínio, eletrodomésticos e computadores.

Desenvolvimento Social

Imagem: SO+MA

A expansão do Programa SO+MA Vantagens resulta também no desenvolvimento social das comunidades e da região, com benefícios que favorecem os moradores e os parceiros locais envolvidos com a cadeia de reciclagem. Atualmente, já são 2 mil famílias cadastradas no sistema e, com a expansão, o número deve subir para 15 mil famílias e mais de 1,3 milhão de toneladas de resíduos recebidos, até o final de 2021.

“Enxergamos no programa, desde o seu início, o potencial de endereçar diversas necessidades do município, combinando questões ambientais e sociais numa única proposta. Os resíduos têm relação direta com a saúde ambiental e da sociedade, isto ficou ainda mais evidente durante o período de pandemia que vivemos. Queremos ser um exemplo pioneiro de parceria público-privada aos demais municípios, trabalhando com impacto social, inovação e dados rastreáveis, para medirmos os nossos avanços”, comenta João Resch, titular da SECIS.

Como participar

Para se cadastrar no Programa SO+MA Vantagens em Salvador, os interessados podem acessar o site www.somavantagens.com.br ou irem a um dos pontos de recebimento quando as operações retornarem ao normal, após a pandemia.: Praça da Revolução, Periperi, e Praça João Martins e Paripe. A data de reabertura e horários de funcionamento serão publicados no site.

- Publicidade -