- Publicidade -

Quanto tempo temos para reverter a crise climática?

Relógio do Clima em Nova Iorque traz contagem regressiva para que os impactos das mudanças climáticas sejam irreversíveis

Relógio do Clima
Foto: The Climate Clock

Quanto tempo ainda temos para reverter a crise climática? É isso que o Alarme do Clima está sinalizando em Manhattan, Nova Iorque. O relógio digital da cidade americana foi reprogramado para mostrar o período crítico em que ainda temos tempo para parar as mudanças climáticas.

- Publicidade -

O Alarme do Clima, ou Relógio do Clima, indica que o mundo tem cerca de 7 anos para parar o aquecimento global, ou, do contrário, os impactos vão se tornar irreversíveis. Os idealizadores explicam que os cálculos foram baseados em estudos do Mercator Research Institute on Global Commons and Climate Change em Berlim, Alemanha.

Contagem regressiva

Foto:The Climate Clock

A reprogramação do relógio para o tempo restante para reverter a crise climática aconteceu no dia 27 de setembro, último dia da Semana do Clima, e a contagem regressiva alertando para a urgência de medidas que diminuam a influência das atividades humanas no aumento de temperatura do planeta começou.

Há 20 anos, o famoso relógio que fica na Union Square em Manhattan é um dos pontos mais famosos da cidade e, graças à esta visibilidade, foi escolhido para passar esta importante mensagem de que precisamos agir enquanto ainda temos tempo.

- Publicidade -

Os idealizadores são os artistas Gan Golan e Andrew Boyd e eles afirmam que o Relógio do Clima é uma ferramenta que usa a tecnologia para conscientizar as pessoas sobre a ameaça dos impactos das mudanças climáticas.

A hora é agora!

Foto:The Climate Clock

“As mudanças climáticas já começaram. Já estão acontecendo. Este não é uma alarme para avisar que em 7 anos iremos enfrentar uma crise climática. É como se fosse uma contagem regressiva avisando que precisamos agir o quanto antes”, explica Golan.

- Publicidade -

“Precisamos agir hoje. Continuar nossas ações amanhã e em todos os dias que temos pela frente. Cada Segundo conta. Precisamos agir a tempo!”

Antes da programação da contagem regressiva, mensagens avisando sobre o prazo para medidas em relação ao impacto humano no clima já estavam sendo exibidas. Com a programação do Alerta do Clima, quem passa pelo relógio ficou sabendo que o período calculado era de 7:103:15:40:07 – indicando 7 anos, 103 dias, 15 horas, 40 minutos e 7 segundos. Tempo que já diminuiu desde que a contagem começou.

“O relógio é uma maneira que encontramos de passar uma mensagem da ciência com forte impacto”, conta Boyd said. “Este alerta nos avisa que precisamos reduzir nossas emissões o mais rápido possível. A tecnologia está aí para nos avisar.”

“Podemos fazer isso, reduzir nossas emissões. E no processo criar um mundo mais saudável e mais justo para todos”.

O Relógio do Clima é um projeto aberto e os idealizadores ensinam como fazer o seu próprio alerta do clima e como instalar um Relógio do Clima com a contagem regressiva.

Para saber mais acesse o site (em inglês): climateclock.world.