- Publicidade -

Edital busca “produtores de água” para ações de conservação de água e solo

Produtores rurais vão receber auxílio para preservação da água ao redor da bacia hidrográfica do Alto Descoberto

Alto Descoberto
Ação de plantio de mudas para recuperar nascentes do Alto Descoberto. | | Foto: Gabriel Jabur | Agência Brasília

Principal manancial de abastecimento público do Distrito Federal, a bacia hidrográfica do Alto Descoberto é responsável por abastecer 60% da população brasiliense. A área é foco de mais uma edição do programa “Produtor de Água”, que está buscando a contratação de serviços de proteção de recursos hídricos.

- Publicidade -

A procura se dá por meio de um edital de chamamento público cujo objetivo é incentivar a adoção de práticas que contribuam para conservação e recuperação dos recursos hídricos e do solo desta bacia hidrográfica.

A área de abrangência do projeto contempla toda a bacia, o que corresponde a 452km², sendo 70% no Distrito Federal (nas regiões administrativas de Brazlândia e Ceilândia) e 30% em Goiás (nos municípios de Padre Bernardo e Águas Lindas de Goiás).

Foz do rio Descoberto
Foz do rio Descoberto. | Foto: CAESB

O orçamento previsto neste projeto pode chegar a R$ 10 milhões, a serem investidos nos próximos cinco anos, com recursos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água.

Criado em 2001, o programa Produtor de Água busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Iniciativas por todo o Brasil já foram apoiadas.

- Publicidade -

Quem pode se inscrever

O edital é direcionado aos(às) produtores(as) rurais de Brazlândia (DF) e de Águas Lindas de Goiás. Os interessados em aderir ao Projeto Produtor de Água no Descoberto devem verificar se suas propriedades estão nas áreas priorizadas pela iniciativa no escritório da Emater-DF em Brazlândia, cujo telefone é o (61) 3311-9313; da Emater-GO, (62) 98152-1596; ou da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, (61) 3618-4007.