- Publicidade -

Valinhos realiza 4º Festival de Agroecologia Ecoturismo e Economia Solidária

Evento acontece no fim de semana e reúne cultura brasileira, gastronomia, música e troca de conhecimento

Festival de Agroecologia
Trilhas e plantio de árvores fazem parte da programação do festival. | Foto: Pedro Amatuzzi

Agroecologia é um método sustentável de cultivo, que não faz uso de agrotóxicos e aposta na diversificação de plantios. Trata-se da busca por uma forma mais harmônica de se relacionar com a terra e com a sociedade. Em Valinhos, município do estado de São Paulo localizado na Região Metropolitana de Campinas, a agroecologia é o foco de um evento que acontece nos próximos dias 7 e 8 de outubro.

- Publicidade -

É a 4ª edição do Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária, um encontro que reúne cultura brasileira, gastronomia, música e troca de conhecimento. A programação conta com oficinas, exposições, trilhas, música ao vivo, feira de artesanato, produtos e alimentação.

A agroecologia, o ecoturismo e a economia solidária são os alicerces para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto.

Festival de Agroecologia
O objetivo é unir pessoas que compartilhem do compromisso com um futuro mais verde e saudável. | Foto: Pedro Amatuzzi

“O atual modelo alimentar e econômico preza pouco pela saúde e meio ambiente ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros. Foi com essa visão que diversas organizações e parceiros se somaram para realizar o 4º Festival de Agroecologia, Ecoturismo e Economia Solidária”, afirma Arlei Medeiros, dirigentes do Sindicato Químicos Unificados.

O objetivo é unir pessoas que compartilhem do compromisso com um futuro mais verde, saudável e dentro de um modelo econômico diferente do atual. Entender que é possível promover a conscientização sobre a importância da agroecologia na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

- Publicidade -

Além disso, incentivar a economia solidária e o comércio justo, valorizando produtos locais e artesanais. O evento é uma iniciativa do Sindicato Químicos Unificados, Rede Livres Agroecologia e MST.

Festival de agroecologia

No sábado (7/10) serão realizadas sete oficinas sobre temas como mudanças climáticas, abelhas sem ferrão, compostagem, entre outros temas. Nas atrações culturais, o público contará com Encontro e Cantorias, a dupla sertaneja Cacique e Pajé, além de atividades da AIUA Cultural e Do Prado.

No domingo (8/10), as oficinas serão sobre Rochas: o leite materno dos micróbios do solo; Financiamento solidário à agroecologia (Cresol); Pães: Como produzir ou melhorar seus pães e

- Publicidade -

Agroecologia como base da revitalização de nascentes. As atrações culturais serão com Ilcéi Mirian (samba e MPB), Legião Urbana Cover e Yago Oproprio (hip-hop/rap).

Nos dois dias terão trilhas com plantio (com saídas de hora em hora), feira de produtores, exposição de produtos e praça de alimentação. A programação completa pode ser conferida no site do Festival.

O valor da entrada é de R$ 20 por dia do evento (antecipado). Não haverá venda de ingresso no dia devido à alta demanda. Para participar das oficinas é preciso fazer a inscrição antecipada, no site do Festival. A ideia é tornar o evento acessível a todos que desejam se envolver nessa jornada em direção a um futuro mais sustentável.