- Publicidade -

Parque do Carmo realiza 43ª Festa das Cerejeiras

Que tal aproveitar o fim de semana para apreciar as flores? Evento é realizado na Zona Leste de São Paulo; confira a programação completa

Festa das Cerejeiras
Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo. | Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Contemplar ou apreciar as flores, um hábito associado aos japoneses que tem até nome: hanami. Tal costume é colocado em prática especialmente no período que as flores de cerejeiras desabrocham. Quem estiver em São Paulo nos próximos fins de semana poderá experimentar o hanami no Parque do Carmo, em Itaquera, que realiza sua 43ª Festa das Cerejeiras.

- Publicidade -

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica. A florada das cerejeiras só ocorre uma vez por ano e dura apenas alguns dias. Por isso, quando as árvores estão floridas, parte da comunidade japonesa – e cada vez mais turistas de várias partem – visitam o Parque do Carmo para contemplá-las. Alguns até levam comes e bebes para fazer um piquenique em meio às árvores.

Cerejeiras
Foto: Divulgação 

Localizado na zona leste, o Parque do Carmo possui mais 4 mil árvores no Bosque das Cerejeiras e a entrada é gratuita.

Programação

O evento contará também com apresentações de danças folclóricas, cantores e bailarinos da comunidade e grupos de Taiko, os tradicionais tambores japoneses. Pratos típicos também serã comercializados ao público, tais como: Udon, Yakisoba, Temaki, Tempura, Sushi, o Gyoza, Sakura-moti. No planetário contará ainda com uma sessão cósmica sobre a história das Cerejeiras.

flor de cerejeira
Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Paralelamente ocorrerá o “Tanabata”: o 3º Festival das Estrelas, quando é possível escrever pedidos em tiras de papel. Na cerimônia de encerramento, os papeis são queimados e, segundo a crença, os pedidos são assim levados às estrelas.

- Publicidade -

A Festa das Cerejeiras acontece no primeiro e no segundo finais de semana de agosto, dias 4 e 11 (sextas-feiras) das 12h às 17h e nos dias 5, 6, 12 e 13 (sábados e domingos) das 9h às 17h.

O evento é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo.

- Publicidade -